Estímulos orçamentais fazem Wall Street esquecer desilusão no emprego

As bolsas norte-americanas negoceiam em alta, com os investidores com fortes expectativas de que seja aprovado um novo pacote de estímulos à economia nos EUA.

Wall Street negoceia em alta com o entusiasmo em torno de um novo pacote de estímulos a levar os investidores ignorem os dados do desemprego nos EUA. O financeiro S&P 500 sobe 0,30% para 3.677,78 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq ganha 0,12% para 12.391.48 pontos. O industrial Dow Jones soma 0,32% para 30.066,42 pontos, perto do máximo histórico.

Democratas e Republicados no Congresso estão a discutir uma proposta na ordem dos 900 mil milhões de dólares, sendo que novos estímulos económicos poderão vir a acalmar preocupações mais imediatas em relação ao agravamento do número de casos. A expetativa está a impulsionar o sentimento apesar dos dados revelados esta sexta-feira sobre o mercado de trabalho.

Foram criados apenas 245.000 postos de trabalho em novembro, quando as estimativas apontavam para 481.000. Estes dados ficaram aquém do esperado e revelam que o emprego do outro lado do Atlântico está a desacelerar.

Este relatório é dececionante e mostra que a terceira vaga da pandemia está a ter um efeito maior do que o esperado no mercado laboral”, aponta Brad McMillan, diretor de investimentos da Commonwealth Financial Network, citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Ao mesmo tempo, no mês passado, a taxa de desemprego caiu para 6,7%, contra os 6,9% em outubro. Estes dados são acima das previsões do governo norte-americano que apontava para uma queda de 7,1%. Ainda assim, fica aquém das estimativas dos analistas que apontavam para um recuo de 6,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estímulos orçamentais fazem Wall Street esquecer desilusão no emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião