Pagar crédito com venda da casa deixa de dar isenção de IRS
Família que venda imóvel e pague o crédito à habitação deixará de estar isenta de IRS sobre a mais-valia a partir de 2021. A partir do ano que vem, isenção, só com reinvestimento em nova habitação.
A amortização do crédito da casa via venda do imóvel vai deixar de dar isenção de IRS. A regra remonta a 2015 e aplica-se aos créditos contratados antes de 2014, o que permitia que uma família vendesse uma casa, pagasse o que ainda devia ao banco e ficasse isenta de imposto sobre a mais-valia realizada.
Este regime especial vai mudar: já a partir de 2021, a exclusão de tributação de mais-valias implicará sempre o reinvestimento numa nova habitação, também destinada a ser morada da família, ao invés de apenas o pagamento da dívida existente ao banco, noticia esta quinta-feira o Jornal de Negócios (acesso pago)
Assim, se uma família vender a casa e simplesmente pagar a dívida, a mais-valia será tributada em 50%, sendo o valor englobado nos restantes rendimentos e aplicada, depois, a taxa progressiva de IRS no acerto no ano seguinte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pagar crédito com venda da casa deixa de dar isenção de IRS
{{ noCommentsLabel }}