Já tomaram posse os dois novos secretários de Estado do Governo
Francisco Gonçalo Nunes André e Rui Manuel Costa Martinho são os novos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e da Agricultura e Desenvolvimento rural respetivamente.
Rui Manuel Costa Martinho e Francisco André são os dois novos secretários de Estado que passaram a integrar o Executivo de António Costa, após a demissão de secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Gonçalves Ribeiro, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago dos Santos Russo.
Foi uma tomada de posse super rápida e minimalista, e que começou com uma hora e meia de atraso, devido à reunião do Conselho de Estado onde estiveram o Presidente da República, o primeiro-ministro e excecionalmente o ministro dos Negócios Estrangeiros. Uma reunião que decorreu por videoconferência, e que tinha na agenda a próxima Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, “no momento em que se negoceia ainda a futura relação com o Reino Unido e em que o Conselho Europeu chegou a acordo sobre o novo Quadro Financeiro Plurianual e o programa de apoio à recuperação económica e social, na sequência da crise provocada pela pandemia”, de acordo com a nota da Presidência da República.
Francisco André, o novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, foi chefe do gabinete de António Costa entre outubro de 2018 até agosto de 2020, quando foi substituído por Vítor Escária. Desde então passou a exercer funções como conselheiro técnico principal na Representação Permanente de Portugal junto da OCDE. Natural de Leiria, tem 44 anos, é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na menção jurídico-económica e iniciou a sua carreira profissional como advogado em 2003. Foi também chefe do gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XVII Governo Constitucional entre 2005 e 2008 e conselheiro na Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da União Europeia entre 2009 e 2013.
Já o novo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Manuel Costa Martinho, era até agora presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), foi perito nacional destacado na Direção Geral Agricultura da Comissão Europeia e é técnico superior no Ministério da Agricultura da Agricultura e na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN). É natural de São João da Pesqueira, tem 57 anos e é licenciado em engenharia agronómica (ISA), tendo, entre outras habilitações académicas, cursos de pós-graduação em Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa e de mestrado em economia agrária e sociologia rural do Instituto Superior de Agronomia.
A saída de Nuno Russo e Teresa Ribeiro terá sido por vontade própria, de acordo com a nota no site da Presidência da República. A até agora secretária de Estado da Cooperação foi designada representante para a Liberdade dos Media da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), sendo que esta foi a primeira vez que um português ocupa um dos cargos de topo da OSCE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já tomaram posse os dois novos secretários de Estado do Governo
{{ noCommentsLabel }}