Powell sinaliza que política de juros baixos deve continuar
O Presidente da Fed sinalizou que não deverá subir as taxas de juros nos próximos tempos e avisou que o mercado de trabalho deverá continuar a ser afetado pela pandemia.
A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) vai continuar a apoiar a economia americana através de taxas de juros baixas e compras de ativos robustas, apontou o presidente da instituição, Jerome Powell, esta quarta-feira, sublinhando que o mercado de trabalho deverá continuar a ser afetado pela pandemia.
No discurso desta quarta-feira, citado pelo The Wall Stree Journal (acesso condicionado, conteúdo em inglês), Powell reiterou que a sua visão de “uma política monetária pacientemente acomodatícia” será um fator fundamental para ajudar à recuperação económica e permitirá principalmente aos trabalhadores com baixos salários conseguirem arranjar emprego. Isto significa que a Fed não deverá subir as taxas de juro ou reduzir o ritmo de compra de dívida nos próximos tempos.
Além da vacinação em massa da população, o presidente da Fed reforçou o apelo de mais apoios públicos à economia, sinalizando que a política monetária por si só não será suficiente para voltar a erguer o mercado de trabalho, bastante afetado pela crise provocada pela pandemia. “Isso vai exigir um compromisso de toda a sociedade, com contribuições de todo o governo e do setor privado”, apontou.
Nesse sentido, Jerome Powell sinalizou que os trabalhadores e as suas famílias “provavelmente vão precisar de um apoio contínuo” para se reerguerem no pós-pandemia. “O mesmo é verdade para muitas pequenas empresas que provavelmente prosperarão novamente quando a pandemia terminar“, referiu.
A economia norte-americana contraiu 3,5% no ano passado, naquela que foi a maior contração desde a II Guerra Mundial, segundo o Departamento do Comércio norte-americano. Quanto à taxa de desemprego caiu 6,3% em janeiro, número que compara com os 6,7% do mês anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Powell sinaliza que política de juros baixos deve continuar
{{ noCommentsLabel }}