Startup Menhir Financial vence a 5.ª edição do Cuatrecasas Acelera

O júri da 5ª edição do Cuatrecasas Acelera entregou o prémio à startup Menhir Financial pelo seu grau de inovação, viabilidade e escalabilidade do negócio.

A Menhir Financial foi a startup vencedora da 5.ª edição do programa de aceleração de projetos baseados em legaltech e de elevada complexidade jurídica da Cuatrecasas, o Cuatrecasas Acelera.

“A startup vencedora é uma plataforma que trabalha com bancos, fundos e servicers para entender como distribuir de maneira mais eficiente os NPLs e assim maximizar o rendimento destes ativos. Para além disso, desenvolveu uma série de modelos baseados em Inteligência Artificial que compreendem a forma pela qual os empréstimos garantidos são recuperados e, mediante uma valoração do intangível, desenha um plano de recuperação ideal para uma carteira”, nota a Cuatrecasas.

O júri teve em conta o grau de inovação, a equipa, a viabilidade do negócio e a sua escalabilidade. O grupo é constituído por: Rafael Fontana, presidente da Cuatrecasas; Isabel Gandoy, sócia da Cuatrecasas; Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas; Alberto Gómez, managing partner da Adara Ventures; David Pascual, membro do conselho consultivo da Gellify; Albert Torruella, responsável de Corporate Venturing na ACCIÓ; e Sergio Esteve de Miguel, co-fundador e CMO da Bigle Legal (startup alumni, da 1.ª edição).

Rafael Fontana, presidente da Cuatrecasas

“Após quatro meses de trabalho, as startups participantes no programa de aceleração e no programa de Fast Track apresentaram os seus projetos num pitch e numa demo perante um júri formado pelos principais investidores e agentes do ecossistema empreendedor de Espanha”, refere a Cuatrecasas em comunicado.

A aceleradora colocou em foco nesta edição tecnologias ligadas à Inteligência Artificial e Big Data. Os projetos selecionados incluem propostas de soluções inovadoras para a advocacia de negócios (legaltech) e projetos de base tecnológica e elevada complexidade jurídica fintech e deeptech.

As startups receberam o apoio de uma equipa de mais de 40 advogados da Cuatrecasas e seus mentores jurídicos: Elisenda Baldris, Álvaro Bourkaib, Jorge Canta, Jorge Mónclus, Diana Rivera e Alejandro Negro. Os empreendedores receberam assessoria jurídica integral de todas as áreas da Cuatrecasas, o que foi complementado e coordenado com a assessoria de negócio.

Menhir Financial

“A maturidade das startups aumenta a cada ano e crescem também os desafios que nos colocam, o que nos incentiva a seguir crescendo e melhorando o programa”, notou Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas e impulsionador do Cuatrecasas Acelera.

Alba Molina, Innovation Project Manager da Cuatrecasas, afirmou que a firma consolidou a sua estratégia de Corporate Venturing e cumpriu os seus objetivos. Já Rafael Fontana, presidente da Cuatrecasas, referiu que o Cuatrecasas Acelera terá mais edições e que é uma honra para a firma poder ajudar as startups.

As 32 startups que participaram até este momento no programa de aceleração do Cuatrecasas Acelera conseguiram mais de 21 milhões de euros de financiamento. Através do Cuatrecasas Ventures, a firma manteve o apoio a cinco startups além dos seus programas de aceleração e de Fast Track, e participou em quatro follow-on.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup Menhir Financial vence a 5.ª edição do Cuatrecasas Acelera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião