Nokia vai eliminar até 10 mil postos de trabalho

  • ECO
  • 16 Março 2021

Fabricante de equipamentos de telecomunicações finlandesa prevê reduzir até 10% da sua força de trabalho para poupar 600 milhões de euros e manter-se competitiva em relação à rival Ericsson.

A finlandesa Nokia Oyij prevê cortar até 10 mil postos de trabalho nos próximos anos, com a fabricante de equipamento de telecomunicações à procura de poupanças e a tentar manter a competitividade perante a rival Ericsson.

Com esta medida, a Nokia espera reduzir em cerca de 600 milhões de euros a sua base de custos até final de 2023, anunciou a empresa em comunicado divulgado esta terça-feira. As ações da Nokia abriram a sessão a subir 1%, mas já perdem quase 1% na bolsa de Helsínquia.

Em cima da mesa poderá estar a redução de cerca de 10% da força de trabalho da Nokia, que apresentou resultados dececionantes no ano passado, sobretudo devido às previsões que apontam para uma descida das receitas nos próximos anos. A reestruturação irá custar perto de 700 milhões de euros nos próximos dois anos.

Esta decisão faz parte da estratégia anunciada pela companhia finlandesa no passado outubro e que permitirá, segundo a Nokia, criar um novo modelo operacional mais competitivo no mercado. A Ericsson, sediada na Suécia, pretende acelerar a construção das redes 5G mais rapidamente do que o esperado, e deverá antecipar as metas de lucros nos próximos anos.

Segundo o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, cada uma das quatro unidades de negócio do grupo identificou “um claro caminho de sustentabilidade e de crescimento dos lucros e estão a reconfigurar as suas bases de custos para investir no seu futuro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nokia vai eliminar até 10 mil postos de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião