Índia deteta nova variante do coronavírus com dupla mutação
A nova variante do coronavírus identificada na Índia junta duas mutações. Autoridades de saúde estão a analisar se é mais contagiosa.
Foi detetada uma nova variante do coronavírus em amostras na Índia, que será uma “dupla mutação”, juntando duas mutações no mesmo vírus. As autoridades ainda estão a analisar se esta nova variante é mais infecciosa e se será menos afetada pelas vacinas atualmente utilizadas contra a Covid-19.
As mutações nos vírus são comuns, mas a maioria delas não causa grandes alterações. Ainda assim, algumas variantes, como aquela identificada no Reino Unido, podem tornar o vírus mais infeccioso e, em alguns casos, mais mortal. O virologista Shahid Jameel explicou que uma mutação dupla “pode aumentar esses riscos e permitir que o vírus escape ao sistema imunológico”, em declarações citadas pela BBC (acesso livre, conteúdo em inglês).
Ainda assim, a possibilidade de esta variante ser mais contagiosa ainda está a ser analisada. Apesar desta nova variante “dupla mutante” ter sido encontrada na Índia, bem como outras variantes, “não foram detetados em números suficientes” para estabelecer uma relação ou explicar o rápido aumento de casos em alguns estados do país, adiantou o Ministério da Saúde, em comunicado.
A Índia aumentou os esforços de sequenciamento de genoma devido a preocupações sobre a chegada da variante do Reino Unido ao país em dezembro, referindo que os especialistas continuam a analisar a situação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Índia deteta nova variante do coronavírus com dupla mutação
{{ noCommentsLabel }}