Costa anuncia decisão sobre apoios sociais. Acompanhe aqui em direto
O primeiro-ministro fala aos portugueses para anunciar o resultado da reflexão do Governo sobre a subida dos apoios sociais decidida pelo Parlamento e promulgada pelo Presidente da República.
A partir da residência oficial do primeiro-ministro em São Bento, António Costa dirige-se esta quarta-feira às 18h30 aos portugueses para falar sobre a subida dos apoios sociais decidida pelo Parlamento, contra a vontade do PS, e promulgada pelo Presidente da República, contra a vontade do Governo. O chefe do Executivo deverá anunciar se enviará ou não a legislação para o Tribunal Constitucional para suscitar a fiscalização sucessiva.
O Governo considera que os diplomas aprovados pela Assembleia da República são inconstitucionais na medida em que violam a norma-travão instituída na Constituição, a qual impede os deputados de aprovarem leis que acrescem despesa ou diminuam receita durante o ano, fora do processo orçamental. O ministro das Finanças, João Leão, disse “o que está em causa não é tanto o impacto financeiro da medida, cerca de 40 milhões de euros mensais, mas, sobretudo, o princípio, porque a Constituição é muito clara ao dizer que o parlamento não pode, durante a execução orçamental, aprovar medidas com impacto na despesa ou na receita”.
Em causa estão três diplomas aprovados apenas com a oposição do PS: um alarga o universo e o âmbito dos apoios sociais previstos para trabalhadores independentes, gerentes e empresários em nome individual; outro aumenta os apoios para os pais em teletrabalho; e um terceiro estende o âmbito das medidas excecionais para profissionais de saúde à recuperação dos cuidados primários e hospitalares não relacionados com a Covid-19.
Acompanhe aqui em direto a comunicação de António Costa:
Tweet from @govpt
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa anuncia decisão sobre apoios sociais. Acompanhe aqui em direto
{{ noCommentsLabel }}