Ministério Público quer esclarecimentos sobre declaração de rendimentos de 318 políticos

  • ECO
  • 31 Março 2021

O Ministério Público analisou aprofundadamente 524 processos de políticos. Número foi inferior aos 826 averiguados em 2019.

O Ministério Público exigiu a 318 políticos esclarecimentos adicionais acerca da declaração de rendimentos e de patrimónios que entregaram no Tribunal Constitucional. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã (acesso pago), referindo que, na totalidade do ano passado, o Ministério Público analisou aprofundadamente 524 processos de políticos.

Contas bancárias a prazo, imóveis, aplicações financeiras, passivo e cargos sociais foram as razões principais a motivar esses pedidos de esclarecimento, revelou o gabinete do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional. Isso aconteceu “sempre que as declarações não se encontravam corretamente preenchidas, suscitavam dúvidas quanto ao respetivo conteúdo ou se mostravam incompletas”, acrescentou.

Face a 2019, o número de processos de titulares de cargos políticos analisados foi, ainda assim, inferior. Isto porque, em 2019, um total de 826 declarações de património e rendimentos de políticos foram sujeitas a averiguação. Essa diminuição na fiscalização é explicada, por parte do Ministério Público, através da ocorrência das eleições presidenciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público quer esclarecimentos sobre declaração de rendimentos de 318 políticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião