Saiba como pode agendar a vacina contra a Covid-19 se tem mais de 65 anos

O auto-agendamento permite aos utentes com 65 ou mais anos, independentemente das doenças, escolherem o ponto de vacinação e data em que pretendem ser vacinados. Saiba como funciona a plataforma.

Estava previsto que fosse lançada esta semana, mas chegou mais cedo. Na sexta-feira, entrou em funcionamento a plataforma online de auto-agendamento através da qual os utentes 65 ou mais anos, independentemente das patologias associadas, podem escolher a data e o local onde vão ser vacinados. Tem dúvidas como funciona? O ECO explica-lhe passo por passo.

Na segunda fase do plano de vacinação e com a chegada de uma maior disponibilidade de vacinas, a prioridade é vacinar as pessoas com mais de 60 anos, pelo que para o efeito o Governo comprometeu-se a ter toda esta faixa etária imunizada com, pelo menos uma dose da vacina, até ao final de maio. Assim, para agilizar o processo e para que corra “todos os dias de forma correta e sem falhas”, as autoridades de saúde nacionais decidiram criar um sistema de auto-agendamento da vacinação, “evitando ser o sistema central a encontrar as pessoas” para serem vacinadas, tal como tinha explicado o vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force, na quarta-feira.

Deste modo, esta plataforma online, criada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), passa agora a estar disponível no portal da Covid-19 e pode ser acedida aqui. Esta funcionalidade — que só no primeiro dia registou mais de 50 mil pedidos de agendamento –permite aos utentes com 65 ou mais anos, independentemente das doenças, escolherem o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera. Mas, afinal, como funciona o agendamento?

Num primeiro momento, os utentes devem indicar a sua data de nascimento (dia/mês/ano). Validado este passo, cada utente é convocado a preencher um formulário onde deve inserir o número de utente do SNS, o nome completo e novamente a data de nascimento (seguindo o mesmo critério).

Numa primeira fase, os utentes devem preencher alguns dados pessoais, como número de utente, nome completo e data de nascimentoFonte: Portal de auto-agendamento para vacinação da Covid-19

 

De seguida, os utentes podem escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Para o efeito, deverão escolher o distrito, concelho e o local de vacinação pretendidos. Além disso, os utentes terão de inserir o seu NIF, nacionalidade e número de telemóvel para o qual pretendem receber a SMS de confirmação do agendamento (isto no caso de o contacto não estar associado ao seu registo).

Depois de preenchidos alguns dados pessoais, os utentes devem inserir o distrito, concelho e local de vacinação pretendido.Fonte: Portal de auto-agendamento para vacinação da Covid-19

 

Feita esta escolha, é-lhes apresentada a primeira data disponível para a vacinação, sendo que os utentes podem aceitá-la ou escolher outra data mais conveniente. No caso de não existir vagas disponíveis para data pretendida, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma data, noutro ponto de vacinação.

Posteriormente, o utente que realizou esta inscrição receberá um SMS enviado pelo número 2424 com a hora exata em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. Posto isto, tem de responder ao SMS. Se responder “SIM” o agendamento fica confirmado, caso não responda, se responder fora do prazo ou se a resposta for “NAO”, o pedido fica sem efeito. Para fazer um novo agendamento, deve aguardar até 72 horas.

Além disso, e para os mais esquecidos, as autoridades de saúde voltam a enviar no dia anterior à vacinação um novo SMS de convocatória. Importa sublinhar que esta plataforma só funciona para quem já tenha completado 65 anos ou mais anos até à data. Ou seja, se fizer 65 anos amanhã, por exemplo, só poderá agendar a vacina a partir desse dia. Além disso, se já tiver recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 ou já tiver sido infetado, o pedido de agendamento também não poderá ser, para já, considerado.

Até agora, os centros de saúde estavam a contactar os utentes preferencialmente por SMS, ou por chamada telefónica (quando consideravam necessário ou não existia resposta ao SMS) ou por carta (quando não existem contactos telefónicos disponíveis).

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