Os negócios online e a importância da confiança digital

  • ECO
  • 7 Maio 2021

A importância da cibersegurança acelerou com a pandemia. Como garantir a confiança necessária das empresas e dos consumidores? João Farinha e Miguel Romão, da S21sec, tentam responder nesta webtalk.

A crescente transição para uma economia digital e a chegada da pandemia da Covid-19 colocaram o tema da cibersegurança num lugar central para todas as empresas, e não apenas as que têm negócios online. O trabalho remoto, que se generalizou em todo o mundo, e o aumento exponencial do e-commerce, foram dois fatores que expuseram, e continuam a expor, organizações e consumidores a um maior risco de ataques cibernéticos.

Foi este o ponto de partida para o debate “Os negócios online a importância da confiança digital”, promovido pelo ECO em parceria com a S21sec, e que juntou João Farinha, head of audit, e Miguel Romão, SOC manager, ambos da S21sec Portugal, com a moderação de Flávio Nunes, jornalista do ECO.

Se não teve oportunidade de acompanhar em direto, assista aqui:

“A confiança digital tem de ser vista em duas perspetivas”, começa por referir João Farinha. “Por um lado, por parte dos consumidores, e por outro, pelas empresas que apostam nesse meio”, acrescenta. A verdade é que a pandemia veio não só aumentar os ciberataques, mas também a sofisticação dos mesmos, explica Miguel Romão. É, por isso, essencial que as empresas — desde as mais pequenas às de maior dimensão — adotem “boas práticas” para conseguirem a confiança dos consumidores e assegurem a sua reputação, referem ambos os especialistas.

Como garantimos a segurança de empresas e consumidores para operar e utilizar os canais digitais? Quais são os principais riscos a que os negócios de e-commerce, por exemplo, estão sujeitos? O que mudou nos métodos dos ciberataques? Quem são, afinal, estes atacantes? Como é que uma pequena empresa pensa e estrutura a sua cibersegurança? Estas foram algumas das questões que os dois especialistas responderam ao longo do debate, tendo ainda realçado algumas das boas práticas que empresas e consumidores devem adotar no dia-a-dia para reduzirem o risco de ciberataques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os negócios online e a importância da confiança digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião