PLMJ lança área de Responsible Business
A PLMJ lançou uma nova área de serviço ao cliente, Responsible Business, que oferece assessoria jurídica e estratégica às empresas no desenvolvimento da sua atividade em questões de ética.
A PLMJ lançou uma nova área de serviço ao cliente, Responsible Business, que pretende oferecer assessoria jurídica e estratégica às empresas no desenvolvimento da sua atividade “em respeito pelas regras de conduta responsável”, segundo comunicado do escritório. Em resultado do enfoque mais recente do mercado na consideração de fatores ESG a área em causa agrupa a experiência do escritório em temáticas relacionadas com o financiamento sustentável e social, empresas e direitos humanos e ética de negócios.
A área de Responsible Business da PLMJ é liderada por Bruno Ferreira, Managing Partner do escritório e sócio na área de Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais e André Figueiredo, sócio coordenador das mesmas áreas. A equipa é multidisciplinar e inclui advogados de Mercado de Capitais, Bancário e Financeiro, Energia, Resolução de Litígios e Fiscal.
Segundo Bruno Ferreira, “a atividade empresarial está sujeita a um número crescente de exigências que obrigam os gestores a expandir consideravelmente o seu âmbito de visão. Estas exigências resultam da pressão exercida por investidores, consumidores, trabalhadores e governos no sentido de que as empresas devem considerar um conjunto de outros interesses para além da maximização do lucro acionista e são enquadradas ao nível ambiental, social e de governance (ESG). Pensar e agir sobre a estratégia de qualquer empresa tem hoje de ter em conta a análise da atividade sobre esta perspetiva de conduta responsável. Esta nova realidade cria um amplo conjunto de riscos de que poderão resultar impactos negativos muito substanciais, em particular em termos de danos reputacionais, perda de negócio e até responsabilidade legal”.
Segundo André Figueiredo, “vivemos num mundo cada vez mais sofisticado em que as empresas foram chamadas a colocar no centro da sua estratégia eixos de sustentabilidade que são transversais a questões como o financiamento, reputação e governance. Todas estas matérias deixaram de ser laterais, para passarem a ser drivers de crescimento. Este enquadramento é particularmente essencial num contexto de crescente internacionalização e concorrência. A assessoria jurídica especializada é crítica para o sucesso desta estratégia e a PLMJ está especialmente preparada para apoiar este movimento”.
O âmbito da assessoria jurídica da nova área de Responsible Business inclui: “financiamento sustentável e social (social and sustainable finance), emissão de green bonds, sustainability linked bonds e transition bonds, constituição de sociedades e fundos de empreendedorismo social, bem como assistência nos seus investimentos de impacto, constituição de organismos de investimento coletivo com políticas de investimento que incluam critérios ESG, empresas e Direitos Humanos (Business & Human Rights), programas de compliance, Ética de negócios (Business Ethics), Procedimentos internos, incluindo Códigos de Ética e de Conduta, Revisão de programas de compliance e de cultura interna, Programas de formação, Análise de situações de conflitos de interesses e estabelecimento de programas de remédio Due diligence de corporate governance.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PLMJ lança área de Responsible Business
{{ noCommentsLabel }}