Aviação europeia não espera atingir níveis pré-Covid antes de 2024
Eurocontrol reviu em baixa as projeções para este ano por considerar que as restrições ainda em vigor têm maior peso para o setor do que a vacinação. Mas no prazo de três anos está mais otimista.
A aviação europeia não deverá atingir níveis equivalentes a 2019, ou seja pré-Covid-19, antes de 2024, no melhor cenário possível. A Eurocontrol reviu as projeções para o tráfego nacional e internacional na Europa com base na evolução da pandemia e da vacinação, esperando agora uma retoma mais lenta este ano. Está, ainda assim, mais otimista para o médio prazo.
“A situação continua muito desafiante para a aviação europeia”, diz o diretor-geral Eamonn Brennan, em comunicado. “Estamos a aproximar-nos do verão de 2021 e a maioria das restrições ainda estão em vigor apesar dos progressos encorajantes na vacinação“.
Por estas razões, apesar de prever um aumento do tráfego no verão, o cenário de médio prazo que a Eurocontrol considera “mais provável” aponta para um levantamento coordenado das restrições no primeiro trimestre de 2022. Em 2021, o tráfego aéreo irá será cerca de 50% do registado em 2019, ou seja, num total de 5,5 milhões de voos. Já no final do próximo ano, o tráfego poderá ter recuperado 72% e, em 2024, ainda apenas 95%.
Este é o cenário intermédio. O mais favorável prevê uma atividade de 56% dos níveis pré-pandemia em 2021 e de 105% em 2024, ou seja, já superior à registada antes da Covid-19. Em sentido contrário, no cenário mais pessimista, a retoma poderá ser de 43% este ano e de 74% dentro de três anos.
“O ritmo de recuperação será impulsionado pelo progresso da vacinação e pela adoção de medidas consistentes e coerentes pelos Estados para apoiar a indústria da aviação e garantir que os passageiros se sintam seguros para voar novamente“, refere Brennan, acrescentando que há uma “necessidade urgente” de implementar o Certificado Verde Digital da UE.
Projeções revistas em baixas para 2021 e em alta para 2024
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aviação europeia não espera atingir níveis pré-Covid antes de 2024
{{ noCommentsLabel }}