Biden quer que transferências com criptomoedas acima de 10.000 dólares sejam declaradas

  • ECO
  • 21 Maio 2021

O Tesouro norte-americano considera que as criptomoedas colocam um "problema de deteção significativo ao facilitar a atividade ilegal em geral, incluindo a evasão fiscal".

As transferências de criptomoedas que superem os 10.000 dólares terão de ser reportadas às autoridades fiscais dos EUA, de acordo com a proposta da administração Biden que surge numa altura em que estão a apertar as regras para as moedas digitais, noticia o Financial Times.

A proposta de declarar transferências com criptomoedas faz parte de um relatório do Tesouro que mostra como a Casa Branca de Joe Biden planeia colmatar a tal “lacuna fiscal” (diferença entre os impostos devidos ao governo dos EUA e os efetivamente pagos) através do reforço do Serviço de Receitas Internas. O relatório é o mais recente de uma série de propostas da Casa Branca que levariam os americanos mais ricos a pagar significativamente mais impostos, indica o jornal.

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA, já tinha avisado ser necessário “prestar atenção aos inovadores do setor privado que atualmente não estão dentro dos acordos regulamentares tradicionais aplicados aos bancos, empresas de investimento, e outros intermediários financeiros”, isto é, as criptomoedas.

Para o Tesouro norte-americano as moedas digitais vêm colocar um “problema de deteção significativo ao facilitar a atividade ilegal em geral, incluindo a evasão fiscal“. Algo com o qual os EUA não têm manobra para se preocupar, uma vez que a “lacuna fiscal” global foi de 600 mil milhões de dólares em 2020, e prevê-se que aumente para cerca de sete biliões de dólares na próxima década, caso não seja resolvida.

A proposta dos EUA é divulgada um dia depois da China ter feito algo semelhante. Depois da repressão destas moedas na China a bitcoin chegou a cair 30% antes de recuperar. Já depois do anúncio dos EUA a queda foi mais ligeira (-5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden quer que transferências com criptomoedas acima de 10.000 dólares sejam declaradas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião