UE importou três milhões de carros em 2020. 30% foram elétricos ou híbridos
Em 2020, a União Europeia importou três milhões de carros. Deste total, mais de metade foram a gasolina, seguidos dos automóveis elétricos e híbridos elétricos (30%) e pelos carros a diesel (18%).
Em 2020, a União Europeia (UE) exportou cerca de 5,2 milhões de automóveis e importou três milhões de carros. Do total de veículos importados, mais de metade foram a gasolina, seguidos dos automóveis elétricos e híbridos elétricos (30%).
No ano passado, foram exportados 5,2 milhões de automóveis em todo o bloco comunitário, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat. Deste total, mais de seis e cada dez carros (64%) eram a gasolina, seguidos pelos carros a diesel (22%) e pelos carros elétricos ou híbridos (14%).
Esta realidade é semelhante nos carros importados. Em 2020, foram importados três milhões de veículos, sendo que 53% diziam respeito a automóveis a gasolina, seguidos pelos automóveis elétricos ou híbridos (30%) e dos carros a diesel (18%).
Nesse sentido, é possível constatar que há uma crescente aposta dos consumidores europeus no que respeita aos carros mais “amigos” do ambiente, apesar de este setor ter sido afetado por causa da pandemia. No espaço de três anos, as exportações de carros elétricos ou híbridos registaram um aumento de cerca de cinco vezes, tendo passado de 150 mil carros exportados em 2017 para 725 mil em 2020. Menos expressivas foram as importações de carros elétricos ou híbridos, tendo passado de 301 mil carros importados em 2017 para 893 mil no ano passado.
O Eurostat nota ainda que entre os 725 mil veículos elétricos ou híbridos exportados na UE, quase metade eram híbridos não plug-in (49%), enquanto cerca de um quarto eram elétricos (27%) ou híbridos plug-in (24 %). Ao mesmo tempo, dos 892 mil carros elétricos ou híbridos elétricos importados pelo bloco comunitário, metade eram híbridos não plug-in (50%), um terço eram elétricos (34%) e os híbridos plug-in representavam o restante (16%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE importou três milhões de carros em 2020. 30% foram elétricos ou híbridos
{{ noCommentsLabel }}