BRANDS' CAPITAL VERDE Millennium bcp é um dos “Líderes Climáticos da Europa 2021”
Banco integra ranking do Financial Times que classifica empresas europeias que se destacaram na redução de emissões de gases com efeito de estufa.
O Millennium bcp acaba de ser integrado no ranking “Líderes climáticos da Europa em 2021”, uma distinção desenvolvida pelo Financial Times, em parceria com a Statista, empresa alemã especializada em estudos de mercado e de consumidores.
Com o objetivo de destacar as empresas europeias que mais progressos fizeram na redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), o ranking independente inclui um total de 300 empresas, selecionadas num universo de 4000.
Em 2020, o Millennium bcp reduziu a nível nacional as suas emissões de GEE em 34,9% face ao mesmo período de 2019, com particular incidência nas emissões diretas (-41,3%). Isto significa que foi muito além da meta de redução aprovada para esse ano (-5%). Também o ano passado, parte das 10.309 tCO2eq atribuíveis à atividade do Millennium bcp (excluindo a carteira de crédito) foram compensadas com a plantação de árvores (169,5 tCO2eq).
O banco assume o compromisso de atuar para promover um desenvolvimento sustentável, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável, em todos os países onde opera.
“A dedicação do Millennium bcp é total na luta contra o aquecimento global do planeta e fazemos parte da Estratégia Nacional para o Financiamento Sustentável. O banco assume o compromisso de atuar para promover um desenvolvimento sustentável, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável, em todos os países onde opera”, afirma Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, em comunicado.
O ranking “Líderes climáticos da Europa em 2021” resulta de vários meses de pesquisa em diferentes setores, onde as entidades examinaram os dados de emissões existentes e contactaram milhares de empresas. Após esta criteriosa análise, identificaram as empresas que demonstraram excelência e que se destacaram na redução das principais emissões de GEE.
No âmbito do compromisso com a mitigação e adaptação às alterações climáticas, o Grupo BCP calcula e monitoriza a sua pegada de carbono, participando anualmente no Carbon Disclosure Project (CDP). Na edição de 2020, o BCP regressou à classificação de “A-”, banda Leadership, juntando-se assim ao grupo de 35% de empresas com melhor classificação a nível mundial no âmbito das emissões de GEE.
“A prioridade em lidar com e mitigar os efeitos de uma pandemia não pode diminuir a importância nem a urgência em enfrentarmos e reduzirmos o impacto das alterações climáticas”, acrescenta o CEO.
Também em 2020, a energia consumida nos serviços centrais do banco foi de origem 100% renovável e registou ainda uma redução de 51% no consumo total de energia nos últimos cinco anos (2015-2020).
Em 2021, o Millennium bcp já assumiu o compromisso que toda a eletricidade que utilizar nas suas instalações em Portugal será 100% verde, num mix de energia produzida pela central fotovoltaica do Banco e de energia adquirida com certificado de origem renovável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Millennium bcp é um dos “Líderes Climáticos da Europa 2021”
{{ noCommentsLabel }}