Há 10 concelhos que ficam em alerta por causa da Covid-19. Veja quais
São 10 os concelhos que, embora não tenham sido agora forçados a recuar no desconfinamento, estão em risco de o fazer na próxima revisão.
O Governo deixou 10 concelhos em alerta, segundo anunciado esta quarta-feira depois da reunião do Conselho de Ministros pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Caso registem um desempenho negativo pela segunda vez consecutiva, terão de abrandar no desconfinamento, tendo em conta as novas regras divulgadas a semana passada.
Os concelhos dividem-se agora em dois: alta e baixa densidade. Os concelhos de baixa densidade (que é a maioria do país) só serão deixados em alerta se excederem os 240 casos por 100 mil habitantes, isto é, o dobro da incidência de 120 casos que se aplicava até aqui.
Os 10 concelhos em causa enquadram-se neste cenário — de mais de 120 ou 240 casos por 100 mil habitantes — o que levou o Governo a deixá-los em alerta, para que as autarquias e a população tentem controlar rapidamente a propagação do vírus.
Na última semana estavam seis concelhos em alerta. Desses Cantanhede, Castelo de Paiva e Salvaterra de Magos recuperaram, acabando por sair da lista. Por outro lado, Lisboa, Braga e Vale de Cambra vão mesmo travar o desconfinamento. Todos os dez concelhos presentes na lista entraram esta quinta-feira.
No total são 10 concelhos em alerta. Veja quais:
- Albufeira
- Alcanena
- Arruda dos Vinhos
- Cascais
- Loulé
- Paredes de Coura
- Santarém
- Sertã
- Sesimbra
- Sintra
“São estes os dez concelhos que se encontram em situação de alerta e que acrescem fonte de preocupação aos quatro concelhos que não vão avançar do desconfinamento”, avisou Mariana Vieira da Silva.
Estes concelhos avançam então para a nova fase de desconfinamento (14 de junho) do plano do Executivo de António Costa, como a maior parte do país. No entanto, na próxima semana podem não ter tanta sorte e ter mesmo abrandar e, consequentemente, regras mais apertadas serão aplicadas.
(Notícia atualizada às 15h)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 10 concelhos que ficam em alerta por causa da Covid-19. Veja quais
{{ noCommentsLabel }}