Prisões continuam a soltar condenados por causa da pandemia
As prisões já libertaram 2.850 condenados ao abrigo da lei aprovada em abril de 2020. Regime de exceção continua em vigor, mesmo dois meses depois de ter terminado o estado de emergência.
As prisões ainda estão a soltar reclusos que não cumpriram toda a pena, ao abrigo de um regime especial de perdão aprovado em abril de 2020 por causa da pandemia, mesmo dois meses depois de ter terminado o estado de emergência. Segundo o Público, já saíram 2.850 presos no total e os magistrados veem-se forçados a libertar aqueles que vão atingindo as condições previstas na lei: quando faltam dois anos para o fim da pena, nos casos em que a condenação não tenha sido motivada por crimes graves.
A lei ainda está em vigor e o Público refere que vários deputados envolvidos nas discussões em 2020 mostraram-se surpreendidos por a libertação continuar, mesmo depois de terminado o estado de emergência, quando contactados pelo jornal. Na altura, estimava-se que o diploma pudesse abrir a porta da cadeia a cerca de duas mil pessoas, mas o número já é bastante superior. E continua a subir.
O Público avança ainda que 12% dos reclusos libertados acabam por regressar à prisão pelo cometimento de novos crimes. Mas o número deve ser lido com cautela: nem todos os 235 reingressos terão sido motivados por crimes cometidos após a libertação (podem ter sido crimes cometidos ainda antes, mas só punidos depois). E em alguns casos, algumas destas pessoas podem ter cometido novos crimes com o único propósito de regressarem à cadeia, por não terem casa para onde regressar ou quem os acolha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prisões continuam a soltar condenados por causa da pandemia
{{ noCommentsLabel }}