Apps para emitir e ler Certificado Covid já estão disponíveis

As aplicações móveis que permitem emitir e ler o certificado digital Covid-19 já estão disponíveis nas lojas do Android, da Apple e da Huawei.

Já pode descarregar as aplicações móveis que vão permitir aos cidadãos emitir o seu certificado digital Covid-19 e às entidades como empresas, transportadoras aéreas ou outras ler esse certificado. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Ministério da Saúde em comunicado.

Em causa estão duas aplicações diferentes para smartphones. A primeira é a app Certificado Digital UE “Passe COVID” e permitirá validar os certificados de forma digital e “mais rápida”. Esta app pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados).

Nesta app desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, a validação é feita “apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital COVID apresentado (em papel ou em formato digital)”, sendo que a app depois valida automaticamente o certificado, seja esta através de vacinação, teste ou recuperação, emitido por alguns dos 27 Estados-membros da UE.

“O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital COVID foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido”, esclarece o comunicado. O Ministério da Saúde deixa também claro que durante o processo “nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação” e que “todos os dados relativos à saúde do portador mantêm-se no Estado-Membro que emitiu o Certificado Digital COVID da UE e não são enviados para nenhuma entidade”.

App “Passe Covid” na loja da Google (Android).

A segunda aplicação é a app SNS 24 através da qual pode emitir e apresentar o certificado digital da União Europeia em formato eletrónico. “Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE”, esclarece o Ministério da Saúde.

“Além da consulta aos certificados digitais COVID da UE, a nova app possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros”, acrescenta o gabinete de Marta Temido.

Ambas as aplicações estão disponíveis nas lojas do Android (Google) e da Huawei para serem descarregadas. No caso da app SNS 24 — que foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), substituindo a app MySNS Carteira –, a disponibilização na loja da Apple acontecerá em breve.

Desde o dia 1 de julho que o certificado digital Covid-19 está em vigor em toda a União Europeia, simplificando a mobilidade dos cidadãos europeus no território europeu.

(Notícia atualizada às 19h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apps para emitir e ler Certificado Covid já estão disponíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião