Congresso vai finalmente ter acesso a declarações de impostos de Trump
Departamento de Justiça dos Estados Unidos ordenou a entrega das declarações de IRS de Donald Trump ao Congresso.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ordenou esta sexta-feira ao Tesouro que entregue as declarações de IRS de Donald Trump ao Congresso, interrompendo, assim, a investigação que decorre desde 2019 à volta dos impostos do ex-Presidente, diz a CNBC (conteúdo em inglês).
Esta ordem foi dada com o propósito de avaliar a forma como o Tesouro audita as declarações de impostos dos Presidentes. “O acesso às declarações de impostos do ex-presidente Trump é uma questão de segurança nacional”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, citada pelo Yahoo News.
“O povo americano merece saber os factos dos seus preocupantes conflitos de interesse e do enfraquecimento da nossa segurança e democracia”, acrescentou a principal democrata do Congresso.
De acordo com as leis federais, as comissões tributárias do Congresso têm “amplo direito” de obter informações sobre os contribuintes do Departamento do Tesouro, refere a CNBC. “O estatuto em questão aqui é inequívoco: ‘Mediante solicitação por escrito’ do presidente de um dos três comités tributários do Congresso, o Secretário ‘fornecerá’ as informações fiscais solicitadas”, diz o parecer da Justiça.
Esta decisão foi a segunda reviravolta este ano naquele que tem sido um esforço de vários anos de Donald Trump para impedir que os seus registos de impostos sejam tornados públicos. Em fevereiro, o Supremo Tribunal recusou bloquear uma intimação de impostos de Trump por um promotor de Nova Iorque que investigava os seus negócios e transações financeiras pessoais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Congresso vai finalmente ter acesso a declarações de impostos de Trump
{{ noCommentsLabel }}