Auto-agendamento já arrancou para pessoas com 16 ou mais anos
O alargamento do auto-agendamento permite que as pessoas com 16 anos ou mais possam também agendar a vacina contra a Covid-19. Até agora estava disponível para maiores de 18 anos.
O auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou esta terça-feira de madrugada disponível no site da Direção-Geral da Saúde.
A possibilidade de os jovens a partir dos 16 anos poderem a-agendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 surge uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 18 ou mais anos.
Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.
Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para auto-agendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 e, mais recentemente, dos 20 anos.
Em julho, a ministra da Saúde disse que jovens com idade inferior a 18 anos deveriam começar a ser vacinados contra a Covid-19 na última semana de agosto, se o Governo conseguisse manter o plano de vacinação previsto.
“Aquilo que nós estimamos é seguirmos este plano que temos e com as quantidades de vacinas a continuarem a chegarem-nos conseguirmos abrir na última semana de agosto vacinação para os menos de 18 [anos]”, adiantou Marta Temido, na ocasião, em entrevista à TVI.
De acordo com a governante, a vacinação nos menores de 18 só seria possível só se fossem cumpridos os planos de vacinação.
“Neste momento, sabemos qual é o nosso contexto. Temos uma vacina que já tem uma indicação clara para os mais de 16 anos, temos um plano de vacinação que vai até aos 18 anos e continuamos apostados em proteger aqueles que são mais vulneráveis à doença grave e ao internamento”, afirmou, ressalvando que o início do ano letivo não está em causa.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.227.765 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.378 pessoas e foram registados 972.127 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Vagas disponíveis para 14 e 15 de agosto
Tal como tinha avançado o vice-almirante Gouveia e Melo na reunião do Infarmed, estes jovens têm auto agendamento com vagas disponíveis para o fim de semana de 14 e 15 de agosto.
“No âmbito do cumprimento do Plano de Vacinação contra a Covid19 e tendo em conta bom ritmo de vacinação, informa-se que o auto agendamento para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade está disponível a partir de hoje, 3 de agosto, com vagas disponíveis para 14 e 15 de agosto“, afirma o Ministério da Saúde em comunicado.
O auto agendamento permite escolher o local e o dia da inoculação da primeira dose da vacina, quando se aplica, sendo que as segundas doses não são auto agendadas e são sempre no local da primeira dose.
(Notícia atualizada às 8h50 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auto-agendamento já arrancou para pessoas com 16 ou mais anos
{{ noCommentsLabel }}