Nas notícias lá fora: Renováveis, Microsoft e Noruega

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Agosto 2021

Microsoft avisa clientes para falha de segurança nas bases de dados. Noruega vai ter a primeira mulher a liderar o seu banco central. Estas e outras notícias em destaque na imprensa internacional.

A Apple cedeu aos programadores na App Store. Já a Microsoft está a avisar os seus clientes para possíveis vulnerabilidades na cloud. O banco central da Noruega poder ser liderado por uma mulher pela primeira vez. Estas e outras notícias estão em destaque na imprensa internacional.

Cinco Días

Preços altos da eletricidade suscitam leilão de renováveis em Espanha

Os últimos recordes nos preços grossistas da eletricidade estarão na base de mais um leilão de renováveis em Espanha. Marcado para 14 de outubro, será o segundo este ano e colocará em licitação 3.300 MW, garantindo aos licitantes um preço fixo para a energia gerada. O leilão permitirá ao Governo de Pedro Sánchez cumprir um terço do plano de 20 GW até 2025.

Leia a notícia completa em Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Reuters

Banco central da Noruega prepara-se para ter primeira mulher na liderança

O governador do banco central da Noruega vai afastar-se do cargo em fevereiro, a dez meses do fim do seu segundo mandato de seis anos. Os economistas apontam que a saída de Oeystein Olsen irá dar lugar, pela primeira vez na história da instituição, a uma mulher. “Há um tempo para tudo. Em janeiro faço 70 anos. É o momento natural para terminar a minha carreira profissional”, disse Oeystein Olsen. Para a economista-chefe da DNB Markets, Kjersti Haugland, a vice-governadora Ida Wolden Bache é a favorita na corrida pela sucessão. Kjetil Olsen, economista-chefe da Nordea Markets, concorda: “Ela é extremamente bem preparada e como vice-governadora já está envolvida na maioria das responsabilidades e tarefas do Norges Bank há muito tempo”, disse.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Microsoft avisa clientes de falha de segurança na cloud

A Microsoft avisou milhares de clientes, incluindo algumas das maiores empresas do mundo, da possibilidade de as suas bases de dados poderem ser invadidas e até eliminadas por atacantes, depois de a empresa de segurança Wiz ter descoberto uma forma de aceder às chaves que controlam o acesso às mesmas. Não podendo ela própria alterar essas chaves, a Microsoft enviou um email aos clientes na quinta-feira, a apelar à criação de novas chaves pelos clientes.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Apple vai permitir compras no iOS fora da App Store

A Apple vai permitir que os programadores de aplicações para iOS disponibilizem e publicitem formas de pagamento fora da App Store, contornando a comissão de até 30% que é cobrada pela empresa em cada transação. A decisão da tecnológica resulta de um acordo alcançado com alguns programadores que litigaram contra esta prática da empresa nos EUA. Segundo a Apple, se for homologado pelo tribunal, a medida põe fim a estes processos.

Leia a notícia completa em The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

Comissão Europeia vai investigar aquisição da Arm pela Nvidia

Bruxelas vai iniciar em setembro uma investigação formal aos planos de aquisição por 54 mil milhões de dólares da empresa britânica de chips Arm pela norte-americana Nvidia. A investigação deverá começar depois de a Nvidia notificar oficialmente a Comissão Europeia acerca do plano de aquisição da Arm, o que está previsto acontecer a 6 de setembro. A ação de Bruxelas surge depois de as autoridades britânicas terem dito que o negócio provoca “sérias preocupações em matéria de concorrência”.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Renováveis, Microsoft e Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião