Lisboa volta às quedas com Galp Energia a afundar 4%

O dia foi negativo para as bolsas europeias, que registaram perdas de mais de 1%. Lisboa não escapou à tendência, com quedas da Galp Energia e do BCP a penalizar o desempenho.

A bolsa nacional regressou às perdas esta quarta-feira, acompanhando as quedas de cerca de 1% que se registaram nas principais praças europeias, onde o desempenho é penalizado pelos receios com a subida da inflação. Por cá, a Galp Energia é a que mais pesa no PSI-20, ao afundar 4%, num dia volátil para os preços do petróleo.

O PSI-20 caiu 1,33% para 5.460,27 pontos. Entre as 19 cotadas, a grande maioria terminou a sessão em “terreno” vermelho, enquanto cinco conseguiram registar ganhos.

A liderar as perdas encontra-se a Galp Energia, que caiu 4,02% para os 9,594 euros. Este desempenho acontece após o preço do petróleo da OPEP ter ultrapassado a barreira dos 80 dólares pela primeira vez desde 2018, depois de a organização petrolífera e os seus aliados terem decidido manter a produção limitada. Os preços do petróleo nos mercados internacionais dispararam, mas entretanto acabaram por recuar e seguem agora a perder mais de 1%.

Várias cotadas no índice de referência nacional registaram também perdas expressivas, a rondar os 2%. É o caso do BCP, que perdeu 2,47% para os 0,1620 euros, corrigindo depois de uma subida de 3% na sessão passada, bem como das papeleiras Navigator, que recuou 2,38% para 2,954 euros, e da Altri, que desvalorizou 2,12% para os 5,09 euros.

Nas quedas, nota ainda para a família EDP. A EDP Renováveis recuou 1,34% para os 20,56 euros nesta sessão, enquanto a casa-mãe EDP perdeu 0,11% para os 4,512 euros.

Já nos ganhos, o destaque vai para a Jerónimo Martins, que subiu 0,55% para os 18,135 euros, e para a Semapa, que subiu 0,51% para os 11,78 euros.

Pela Europa, o cenário é negativo, numa altura em que os receios dos investidores com a escalada da inflação crescem. O pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,05%, enquanto o britânico FTSE 100 caiu 1, 18% e o alemão DAX recuou 1,55%. As perdas foram também superiores a 1% para o índice fracês CAC 40, que desvalorizou 1,33%, e para o espanhol IBEX, com uma queda de 1,67%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta às quedas com Galp Energia a afundar 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião