Nova frota da STCP tem cinco autocarros elétricos

  • Capital Verde
  • 6 Dezembro 2021

Os novos autocarros têm autonomia de 250 quilómetros e zero emissões poluentes. A utilização destes veículos vai reduzir a emissão de cerca de 441 toneladas de CO2 por ano.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto – STCP – adquiriu mais cinco autocarros 100% elétricos, com uma autonomia de 250 quilómetros e capacidade máxima de 90 passageiros, e com acessibilidade a clientes que tenham mobilidade reduzida.

A entrada em atividade destes cinco autocarros 100% elétricos, com zero emissões poluentes, vai permitir, no seu conjunto, uma redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 comparativamente a um cenário em que continuassem a circular as cinco viaturas antigas, que já foram abatidas.

Com a aquisição destes cinco veículos, a ação de renovação de frota da STCP, que começou em abril de 2018, fica, assim, concluída. Ao todo, foram investidos cerca de 70 milhões de euros para substituir 65% da frota, com o objetivo de garantir a descarbonização dos autocarros.

Os cinco autocarros elétricos foram fabricados pela chinesa Zhontong Bus, um dos cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros e o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos, e fornecidos pela empresa portuguesa EF – Mobilidade Elétrica, representante da marca em vários mercados da União Europeia.

Esta iniciativa faz parte do PO SEUR Portugal 2020 – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos).

Atualmente, a STCP tem 254 viaturas movidas a gás natural e 20 autocarros 100% elétricos – que foram sendo adquiridas para substituir os veículos antigos, mais poluentes, ao longo dos últimos quatro anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova frota da STCP tem cinco autocarros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião