Portugueses da Alpac Capital compram 88% da Euronews

O fundo de investimento português Alpac Capital vai adquirir uma posição maioritária de 88% no capital da Euronews ao magnata egípcio Naguib Sawiris.

A Alpac Capital, fundo de capital de risco português, vai comprar uma posição maioritária de 88% no capital da Euronews à Media Global Networks, holding do magnata egípcio Naguib Sawiris. A informação foi avançada pelo grupo de media num comunicado, mas o montante envolvido no negócio não foi revelado.

O fundo português Alpac Capital é controlado por Pedro Vargas David (filho do ex-eurodeputado Mário David, atual conselheiro político do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán) e Luís Santos (filho do selecionador português Fernando Santos). Tem sede em Lisboa e escritórios em Budapeste (Hungria) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Na referida nota, a Euronews explica que a Alpac Capital assinou uma “oferta vinculativa” pela maioria do capital do grupo internacional, o que lhe permite regressar ao controlo por investidores europeus, “como foi na sua origem”. A Alpac Capital está “determinada a apoiar o atual plano de negócios do grupo” e a realizar investimentos adicionais, principalmente na digitalização do negócio.

Está previsto que o negócio se concretize no final do primeiro trimestre de 2022, disse o CEO da Euronews, Michael Peters, numa chamada telefónica com jornalistas, citado pela Reuters. Os restantes 12% da Euronews vão continuar nas mãos de um consórcio que junta vários meios internacionais.

Contudo, a estrutura acionista pode vir a mudar. A empresa planeia realizar um aumento de capital para obter financiamento, avança a agência, citando o mesmo gestor. A Reuters sublinha que a Euronews tem enfrentado sérias dificuldades financeiras, por causa da queda das receitas da publicidade.

O que não muda é a liberdade editorial da redação, promete a Euronews: “Todos os mecanismos de controlo — em particular a independência editorial — colocados em prática quando a Media Global Networks adquiriu a posição na companhia em 2015 vão continuar inalterados.”

“Pertenço a uma geração que nasceu e cresceu com a Europa, e que a considera uma oportunidade. Se nos trouxe paz durante décadas, é também um grande espaço para expressão e debate. Estou profundamente convencido de que a Euronews, graças à qualidade das suas equipas e ao seu potencial, pode ser o local onde todas as vozes da Europa são expressadas”, diz Pedro Vargas David, citado no comunicado.

Segundo a Reuters, as receitas de publicidade da Euronews afundaram 40% em 2020, no contexto da pandemia. A empresa gerou prejuízos de 16 milhões de euros no ano passado, esperando fechar o ano com receitas de 62 milhões e perdas entre 13 milhões e 14 milhões de euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses da Alpac Capital compram 88% da Euronews

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião