Brisa aumenta preços em 28 portagens a partir de janeiro
Nos principais percursos em longa distância, A6 Marateca-Caia e A1 Lisboa-Porto a atualização será de 20 cêntimos e na A2 Lisboa-Algarve, a atualização será de 35 cêntimos.
A Brisa anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2022 vai entrar em vigor o novo tarifário de portagem nas autoestradas. Isto significa que “28 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 (30% do total) serão atualizadas”.
As tarifas de portagem vão registar, em 2022, uma aumento média de 1,57%. “Existem casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”, explica a Brisa em comunicado.
Apesar da atualização, a Brisa garante que a “maioria dos percursos com mais elevada frequência de automobilistas ou com maior extensão, o impacto será diminuto”.
Nos principais percursos em longa distância, A6 Marateca-Caia e A1 Lisboa-Porto a atualização será de 20 cêntimos e na A2 Lisboa-Algarve, a atualização será de 35 cêntimos.
No que respeita aos principais percursos urbanos, o troço A5 Lisboa-Cascais vai custar mais 5 cêntimos, à semelhança do A4 Porto-Amarante e do da A3 Sublanço Maia- Santo Tirso. Na A3 Porto-Valença, a subida será de 25 cêntimos.
Em 2020 e 2021, os preços das portagens ficaram inalterados e a última atualização de portagens em Portugal ocorreu em 2019, com um coeficiente de 0,88%.
Brisa vai investir 65 milhões em 2022
Para além da atualização nas taxas de portagem, a Brisa prevê no próximo ano investir 65 milhões de euros na rede de autoestradas. O investimento será feito em obras de alargamento, melhorias no pavimento, construção de novas lojas Colibri, modernização de equipamentos e grandes manutenções, numa rede que conta mais de 1.100 quilómetros.
“O plano de investimento para 2022 ultrapassa em 41% e 25% os investimentos realizados nas autoestradas operadas pela Brisa Concessão Rodoviária, em 2020 e 2021, respetivamente, sendo o mais elevado dos últimos anos”, sublinha a Brisa.
Entre as principais obras está a conclusão da modernização das galerias central e sul dos túneis de Águas Santas (A4 e A3), a reformulação do nó de Ermesinde (na A4), novas lojas Colibri, nas autoestradas A1, A2 e A5, o pavimento vai sofrer melhorias na A1, A2, A3 e A6, reabilitação de viadutos, estabilizações de taludes e instalação de barreiras acústicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brisa aumenta preços em 28 portagens a partir de janeiro
{{ noCommentsLabel }}