5 coisas que vão marcar o dia

Viagens canceladas em 2020 dão direito a reembolso a partir de hoje. BCE retira alívio dos rácios de liquidez dos bancos. É ainda o último dia para votar na Palavra do Ano.

O Banco Central Europeu (BCE) vai retirar esta sexta-feira as medidas de alívio da liquidez dos bancos implementadas em março de 2020. Termina à meia-noite a votação da Palavra do Ano. França sucede a Eslovénia na presidência do Conselho da UE.

Viagens canceladas reembolsadas a partir de hoje

Os vales emitidos na sequência de viagens canceladas em 2020, por causa da pandemia, expiram esta sexta-feira, dia em que passam a dar direito a reembolso. Os vales foram emitidos no ano passado ao abrigo de um regime temporário que não agradou à Comissão Europeia, acabando por ser retirado pelo Governo. A partir de hoje, e nos próximos 14 dias corridos, é possível pedir o reembolso em dinheiro.

Presidente do Bundesbank abandona o cargo

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, deixa hoje o banco central que liderou durante mais de uma década. Motivos pessoais foram invocados quando a notícia foi conhecida em outubro. Weidmann tornou-se presidente do Bundesbank em 2011, depois do seu antecessor, Axel Weber, renunciar ao cargo em protesto contra as medidas de crise do Banco Central Europeu.

Termina presidência eslovena do Conselho da UE

Chega ao fim, esta sexta-feira, a presidência eslovena do Conselho da União Europeia. Esta foi a quarta presidência durante a pandemia de Covid-19, sendo que, no período entre janeiro e junho de 2022, será França a assumir, pela 13.ª vez, a presidência rotativa do Conselho. À semelhança da Eslovénia, o país irá continuar a apostar na recuperação económica da região, mas também na reforma do espaço Schengen, na defesa do modelo social europeu, no combate às alterações climáticas e a transformação digital, entre outras prioridades.

BCE retira medidas de alívio da liquidez

O Banco Central Europeu (BCE) vai retirar esta sexta-feira as medidas de alívio da liquidez da banca implementadas em março de 2020, por causa da pandemia. A instituição liderada por Christine Lagarde tinha autorizado a operação dos bancos com um rácio de cobertura de liquidez inferior a 100%, permitindo ao setor o uso dos seus amortecedores de liquidez para apoiar a economia.

Último dia para votar na Palavra do Ano 2021

Desde 2009 que a Porto Editora promove a iniciativa Palavra do Ano. Este ano, as dez palavras finalistas, segundo propostas dos cidadãos e pesquisas feitas no Dicionário da Língua Portuguesa, são: “apagão”, “bazuca”, “criptomoeda”, “mobilidade”, “moratória”, “orçamento”, “podcast”, “resiliência”, “teletrabalho” e “vacina”. A lista foi divulgada a 1 de dezembro e a votação decorre até às ao último minuto do ano. A vencedora será conhecida em 4 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião