Português acusado de ser “um dos maiores” burlões de criptomoedas detido em Espanha
A polícia espanhola anunciou a detenção e um português de 45 anos por alegada burla com criptomoedas. Guardia Civil diz que é um dos maiores burlões do género na Europa.
Um cidadão de nacionalidade português, com 45 anos, foi hoje detido pela Guardia Civil em Valência. A polícia espanhol afirma, em comunicado, que se trata “de um dos maiores burlões com falsos investimentos em criptomoedas” a nível europeu.
Na operação foram apreendidos 7 veículos de última geração, dispositivos eletrónicos e vários documentos. O total do património apreendido ascende a mais de dois milhões e meio de euros.
Tweet from @guardiacivil
O português está acusado de sete crimes de fraude e lavagem de dinheiro. “A operação teve início em agosto passado, depois que os agentes saberem dos fatos por meio da colaboração com seguranças particulares”, afirma o comunicado da Guardia Civil. No dia 2 de dezembro foram realizadas buscas à casa do detido, a uma empresa e a uma oficina.
A burla funcionava através de um “esquema ponzi”, em que os ganhos dos primeiros investidores são pagos com o dinheiro investido pelos seguintes e assim, sucessivamente. Como não tem base no retorno real de um ativo, o esquema acaba por ruir. O maior “esquema ponzi” da história foi criado por Bernard Madoff e descoberto em 2008.
Segundo as autoridades policiais espanholas, o detido criou uma plataforma de investimento em criptomoedas que era divulgada em fóruns online, programas de rádio, eventos desportivos e de caridade. Captava investidores em Espanha como em Portugal, mas também há vítimas no Luxemburgo e na Suíça. “A plataforma oferecia um retorno mínimo de 2,5% à semana aos investidores, em função do valor com que contribuíam”, afirma o comunicado.
A operação foi levadada a cabo por agentes da Equipa de Investigações Tecnológicas (EDITE) e da Equipa de Delitos Económicos do Comando da Guardia Civil de Valência, com a colaboração da EUROPOL.
(Notícia atualizada às 15:56)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português acusado de ser “um dos maiores” burlões de criptomoedas detido em Espanha
{{ noCommentsLabel }}