Nuno Flora é o novo líder dos distribuidores farmacêuticos
O ex-secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias, que soma duas décadas de experiência no setor da saúde, sucede a Nuno Cardoso na presidência da Associação de Distribuidores Farmacêuticos.
Nuno Flora é o novo presidente da ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos, fundada em 2017, que representa as principais empresas de distribuição de medicamentos e produtos de saúde em Portugal.
O sucessor de Nuno Cardoso, que tinha sido eleito para o cargo em 2020, tem formação em Comunicação e Gestão, soma mais de duas décadas de experiência no setor da Saúde e era até agora secretário-geral da Associação Nacional das Farmácias (ANF).
O novo líder da ADIFA afirma, em comunicado, que quer “assegurar que a distribuição farmacêutica de serviço completo tem condições para dar uma resposta adequada, atempada e contínua às necessidades de abastecimento das farmácias, de forma que todos os cidadãos tenham acesso às mais variadas tecnologias de saúde”.
Estes distribuidores farmacêuticos asseguram várias vezes ao dia o fornecimento “atempado e contínuo das farmácias a nível nacional, sem exceção ou diferenciação”. Realizam diariamente mais de 6.000 entregas, distribuídas por cerca de 815 viaturas que percorrem 200 mil quilómetros diários, a partir de 27 plataformas logísticas.
Pretendemos ver estabelecidas medidas concretas que viabilizem a sustentabilidade económico-financeira da atividade.
Além do “reconhecimento da distribuição farmacêutica como serviço de interesse público essencial” no país, o gestor, que acaba de iniciar funções, ambiciona a aprovação de “medidas concretas que viabilizem a sustentabilidade económico-financeira da atividade, ao mesmo tempo que mantém o compromisso do setor em continuar a contribuir para a acessibilidade ao medicamento e coesão territorial”.
Nuno Flora, que esteve à frente do Gabinete de Crise Covid-19 da ANF que definiu a estratégia de atuação das farmácias durante a pandemia, participou igualmente em vários processos negociais com o Ministério da Saúde, dos quais resultaram, por exemplo, a implementação de serviços de saúde nas farmácias, incentivos para o crescimento do mercado de medicamentos genéricos ou a dispensa de medicamentos antirretrovirais e oncológicos nas farmácias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nuno Flora é o novo líder dos distribuidores farmacêuticos
{{ noCommentsLabel }}