LLYC e Antas da Cunha ECIJA lançam parceria focada em cibersegurança

A LLYC e a Antas da Cunha ECIJA estabeleceram uma parceria que pretende ajudar empresas e organizações a prevenir os ciber riscos.

A LLYC e a Antas da Cunha ECIJA estabeleceram uma parceria que pretende ajudar empresas e organizações a prevenir os ciber riscos, que têm crescido exponencialmente durante a pandemia e provocado danos operacionais e de reputação em empresas e organizações.

“Os serviços integrados da consultora de gestão da reputação, comunicação e assuntos públicos e da sociedade de advogados especialista em Direito Digital destinam-se a apoiar entidades públicas e privadas a minimizar riscos de compliance e reputação assegurando um nível elevado de maturidade em cibersegurança. Os serviços dirigem-se particularmente a entidades às quais se aplica a legislação vigente em Portugal em matéria de cibersegurança, nomeadamente à Administração Pública, aos operadores de serviços essenciais como energia, transporte, saúde e bancário, aos operadores de infraestruturas críticas como hospitais e serviços de segurança e aos prestadores de serviços digitais prestados à distância por via eletrónica”, segundo comunicado do escritório.

Estas entidades estão obrigadas a cumprir requisitos de informação e reporte no âmbito da cibersegurança às entidades competentes, para os quais devem estar preparados e organizados, assim como serem capazes de gerir a sua comunicação com múltiplos stakeholders no caso de um incidente que afete a segurança das redes e dos sistemas de informação utilizados.

“Um ciberataque pode resultar em perdas financeiras e de informação digital, podendo até impossibilitar uma empresa de continuar a operar causando elevados danos reputacionais. A preparação e capacidade de execução da comunicação das empresas e organizações com os diferentes stakeholders é assim fundamental para proteger a sua reputação num cenário de crise de cibersegurança. Esta parceria propõe mitigar os riscos destas ameaças através de uma abordagem integrada entre a visão estratégica da LLYC na gestão da reputação e comunicação, e a experiência de referência no direito digital da sociedade de advogados internacional Antas da Cunha ECIJA”, assegura Tiago Vidal, sócio e diretor geral da LLYC em Portugal.

O número de ciberataques cresceu de forma expressiva no período pandémico. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2020, as autoridades portuguesas registaram um aumento de 93% de incidentes de cibersegurança face ao ano anterior, com o phishing no topo dos ataques. Os dados do European Communication Monitor revelam ainda que a maioria das empresas (54%) já teve de gerir um ciberataque.

“Na larga maioria das organizações, ainda existe um longo caminho a percorrer na prevenção e preparação das crises criadas pelas ameaças cibernéticas. Já não é suficiente o simples reporte às autoridades, a que os setores estão obrigados por lei. Está a aumentar a pressão europeia para aumentar a resiliência digital das empresas, por isso é preciso trabalhar no sentido de cumprir os requisitos legais de proteção de dados pessoais e comerciais, de modo a antecipar crises de cibersegurança que podem resultar em infrações graves e muito graves com coimas significativas associadas”, garante Fernando Antas da Cunha, managing partner da Antas da Cunha ECIJA.

Esta parceria focada na cibersegurança abrange também o mercado espanhol, onde a LLYC e a ECIJA têm uma presença muito relevante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LLYC e Antas da Cunha ECIJA lançam parceria focada em cibersegurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião