“Estaremos perto do fim” no aumento das comissões, garante presidente do BPI
João Pedro Oliveira e Costa afirma que subida das comissões na banca pode estar perto do fim, pois tem permitido compensar juros baixos que o BCE vai começar a subir.
“Se não for o último” aumento das comissões, “estaremos perto do fim”, assegura o presidente do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago) e Antena 1 (acesso livre).
O banco já mexeu no preçário este ano, assim como as outras principais instituições nacionais. Para Oliveira e Costa, a subida das comissões ajuda os bancos manterem os “rácios de rentabilidade do banco num nível adequado” e compensarem a “outra contraparte” de o Banco Central Europeu manter “as taxas de juro negativas há muito tempo”.
O líder do BPI justificou ainda o pagamento de dividendos de quase 200 milhões aos espanhóis do CaixaBank, apesar da incerteza que a pandemia ainda mantém sobre a economia. “Para ter uma empresa atrativa em termos de capital, tenho de distribuir dividendos porque senão não remunero quem aposta no próprio ‘barco'”, disse. O BPI triplicou os lucros em 2021, registando um resultado de 307 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estaremos perto do fim” no aumento das comissões, garante presidente do BPI
{{ noCommentsLabel }}