Parte da instrução BES adiada por falta de salas no novo e renovado Ticão

Devido à extensão do processo não há salas de audiências disponíveis no novo Ticão, cuja mudança de instalações foi a 4 de janeiro. A maior só tem espaço para dez advogados, o que é "insuficiente".

A instrução do processo BES — o maior da Justiça portuguesa em dimensão — estava marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro e para os dias 28, 29, 30 e 31 de março.

Mas, algumas destas datas foram adiadas por falta de salas de audiência disponíveis no novo Ticão. Assim, a primeira data que será, oficialmente, a do início da instrução do processo que envolve Ricardo Salgado, será a dia 24 de fevereiro. Mas a sessão de 23 de fevereiro passa para dia 27 de abril, a de 28 de março passa para 29 de abril e a de 31 de março passa para 28 de abril. Segundo o despacho a que o ECO teve acesso, as datas que se mantém são assim a de 24 de fevereiro, 29 de março e 30 de março.

As que são adiadas são as que se referem a audição de dez testemunhas e dos arguidos Pedro Góis Pinto e Pedro Serra.

“Com a integração do TCIC no TIC de Lisboa e com a consequente mudança de instalações, fomos confrontados com a ausência de condições, não só para acomodar o processo, o que obrigou ao desmantelamento da maior sala de diligências, bem como para a realização dos atos de instrução. A maior sala de diligências disponível neste tribunal tem apenas capacidade para 10 advogados, o que é manifestamente insuficiente, tendo em conta o número de arguidos e assistentes”, pode ler-se no despacho, a que o ECO teve acesso.

“Foram feitos esforços no sentido de reservar a sala do Piso 3 do Edifício A, o que não foi possível porque já com diligências agendadas não existe sala disponível” com capacidade para acolher a instrução do caso BES, segundo mesmo despacho.

Em janeiro o juiz Ivo Rosa marcou a audiência da abertura de instrução do processo BES para 21 de fevereiro.

A investigação ao Universo Espírito Santo resultou em 30 acusados, entre 23 pessoas e 7 empresas, num total de 356 crimes imputados. Ricardo Salgado é o principal arguido mas há mais como os seus dois primos — tendo sido ilibado José Maria Ricciardi — e outros nomes conhecidos como Amílcar Morais Pires e Francisco Machado da Cruz.

Entre os crimes de que são acusados está o crime de associação criminosa e os crimes de corrupção ativa e passiva no setor privado, de falsificação de documentos, de infidelidade, de manipulação de mercado, de branqueamento e de burla qualificada contra direitos patrimoniais de pessoas singulares e coletivas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parte da instrução BES adiada por falta de salas no novo e renovado Ticão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião