Dona do Continente chama startups para testar tecnologia em mil lojas
Dona do Continente dá conselhos e um “ecossistema com mais de três milhões de famílias” a empreendedores que queiram validar soluções tecnológicas para retalho. Candidaturas abertas até 6 de março.
Estão abertas até 6 de março as candidaturas para a 3.ª edição do “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC”, em que a retalhista desafia startups portuguesas e estrangeiras a testarem em ambiente real as soluções que recorram a tecnologias como a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet das Coisas (IoT), robótica e blockchain.
Aos empreendedores – e também a empresários ou responsáveis de centros de investigação que tenham “soluções suficientemente maduras para serem testadas” –, a dona do Continente promete um “acompanhamento exclusivo de mentoria” com especialistas em tecnologia e retalho, e a possibilidade de implementarem os seus projetos “num ecossistema com mais de três milhões de famílias, distribuídas por cerca de mil lojas de várias marcas”.
“Loja do futuro”, e-commerce, novas formas de trabalhar, serviços de saúde e bem-estar, experiência do consumidor e universo digital. São estas as áreas com maior impacto na cadeia de valor de retalho e que são privilegiadas pelo grupo sediado na Maia e que reclama a liderança em Portugal através das marcas Continente (hipermercados urbanos), Continente Modelo (grandes supermercados), Continente Bom Dia (supermercados de proximidade), Continente Online (plataforma de e-commerce) e Meu Super (franchising de lojas de proximidade).
Além do retalho alimentar, a Sonae MC, que assegura perto de 34 mil postos de trabalho, está ainda presente em vários negócios complementares como parafarmácias, óticas e perfumarias (Well’s e Arenal), clínicas odontológicas e estéticas (Dr. Well’s), supermercados e restaurantes orgânicos (Go Natural), cafetarias (Bagga), papelaria, livros e presentes (Nota!), pet care e serviços veterinários (ZU), bricolage (Maxmat), lavandarias self-service (Washy) e mobiliário e acessórios para casa (Home Story).
Acreditamos na cooperação e cocriação como fontes importantes para conceber novas soluções e fazer mais e melhor para os nossos clientes, colaboradores e parceiros.
“Privilegiamos a inovação e acreditamos na cooperação e cocriação como fontes importantes para conceber novas soluções e fazer mais e melhor para os nossos clientes, colaboradores e parceiros. Com o Disrupt Retail queremos desafiar e ajudar as startups a implementarem os seus projetos-piloto em contexto real, desenhando o futuro do retalho em conjunto”, aponta Miguel Moreira, administrador da Sonae BIT (área de sistemas de informação), citado numa nota de imprensa.
Na última edição desta iniciativa de empreendedorismo, realizada em 2020, a empresa nortenha recebeu 136 candidaturas de 20 países, tendo sido testados cinco conceitos. Foi o caso da austríaca Goodbag, que consiste em sacos de compras com design exclusivo e 100% algodão orgânico, que “incorporam um mini-chip que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados”; ou da britânico Threedium, onde se colocou à prova a “automatização da geração de modelos 3D a partir de fotografias 2D, possibilitando melhorar a experiências dos clientes nos canais digitais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona do Continente chama startups para testar tecnologia em mil lojas
{{ noCommentsLabel }}