Wall Street em queda com receios da inflação à medida que preços do petróleo disparam
A primeira sessão da semana é marcada por quedas em Wall Street, com os investidores a avaliar os efeitos da guerra na Ucrânia na economia.
Wall Street arrancou a primeira sessão da semana com um sentimento misto, mas acabou por aprofundar as perdas sentidas nos índices. Os investidores pesam as preocupações com a invasão russa da Ucrânia com os preços do petróleo, que apesar de dispararem devido à guerra e perspetiva de sanções económicas acabaram por recuar dos máximos registados.
A perspetiva de uma proibição às importações de petróleo da Rússia faz disparar o preço do barril negociado nos mercados, aumentando as preocupações com a inflação em espiral e a desaceleração do crescimento económico. O barril de crude WTI, referência para os EUA, chegou a atingir máximos de 2008 mas já se distanciou (apesar de permanecer bastante elevado — ronda agora os 117 dólares).
Perante este contexto, o índice industrial Dow Jones cai 0,39% para 33.484,98 pontos e o financeiro S&P 500 recua 0,20% para 4,320.15 pontos. Já o tecnológico Nasdaq fugia à tendência no arranque da sessão e abriu a avançar 0,08%, para 13.323,91 pontos, seguindo entretanto a negociar junto da linha de água.
As cotadas do setor do petróleo sobem em conjunto com o preço do ouro negro. A ExxonMobil avança 0,84% para os 84,80 dólares, enquanto a Occidental Petroleum ganha 0,85% para os 56,92 dólares.
Por outro lado, os títulos do setor da banca estão entre os maiores perdedores. O Citigroup, por exemplo, cai 4,35% para os 54,13 dólares, e o JPMorgan recua 3,65% para os 129,49 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street em queda com receios da inflação à medida que preços do petróleo disparam
{{ noCommentsLabel }}