Escolha de Biden para vice da Fed desiste da nomeação
Sarah Raskin, escolhida por Joe Biden para o cargo de vice-presidente da Fed, desistiu da nomeação após um senador democrata ter mostrado oposição. Precisava de um voto republicano para passar.
Sarah Bloom Raskin abandonou o processo da sua nomeação para o Conselho de Governadores da Reserva Federal, depois de um senador eleito pelos democratas se ter juntado aos republicanos na oposição à pretensão de Joe Biden.
O senador Joe Manchin, eleito pelos democratas no Estado da Virgínia Ocidental, manifestou-se na segunda-feira contra a nomeação de Sarah Bloom Raskin para o Conselho de Governadores da Reserva Federal (Fed).
A nomeação de Raskin estava em um impasse na comissão senatorial da banca, depois de os republicanos recusarem por unanimidade participar na votação, como forma de impedir a sua nomeação segundo um voto ordenado por linhas partidárias.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2022/03/cropped-5888949780_85fa1f0adb_h.jpg)
Manchin não integra a comissão, mas a sua oposição significa que para Raskin ser nomeada seria preciso o voto de um senador republicano. Os republicanos da comissão, liderados por Pat Toomey, eleito pelo Estado da Pensilvânia, opunham-se a Raskin por esta defender que a Fed deve considerar a ameaça das alterações climáticas na sua regulação da atividade bancária.
Toomey antecipou que Raskin iria usar a autoridade reguladora da Fed para desencorajar os bancos de darem crédito às empresas exploradoras do petróleo e gás.
Os democratas, tal como muitos executivos da banca contrapuseram que as perspetivas de Raskin estão dentro da corrente principal de análise (mainstream) e que apenas queria que a Fed considerasse os riscos que as alterações climáticas colocam para os bancos, as seguradoras e outras entidades financeiras.
O presidente Joe Biden tinha avançado o nome de Raskin para o posto de vice-presidente da Fed, com as responsabilidades de regulação do sistema financeiro, especificando que ela tinha “uma experiência sem paralelo” em áreas como cibersegurança, alterações climáticas e proteção do consumidor.
Em comunicado, Biden disse que “Sarah foi alvo de ataques sem fundamento por parte de empresas e de grupos de interesse conservadores”.
Na sua carta de resignação à nomeação, dirigida a Biden, Raskin escreveu: “Foi – e continua a ser – a minha opinião que os perigos das alterações climáticas devem ser acrescentados à lista de riscos sérios que a Reserva Federal deve considerar no seu trabalho para garantir a estabilidade e resiliência da nossa economia e do nosso sistema financeiro”.
O presidente interino da Fed, Jerome Powell, que goza de um apoio alargado entre os republicanos, tem dado passos para aumentar o escrutínio da Fed sobre a forma como as alterações climáticas podem afetar a segurança e a solidez dos bancos.
O presidente da comissão senatorial da Banca, o democrata Sherrod Brown, eleito pelo Estado do Ohio, disse, a propósito da renúncia de Raskin: “Tristemente, o povo não vai poder ter o serviço de uma servidora pública respeitada e experiente, que estava pronta para combater a inflação, enfrentar os interesses de Wall Street e das empresas e proteger a nossa economia dos ataques informáticos e das alterações climáticas”,
Raskin já esteve no Conselho de Governadores, entre 2010 e 2014, e também já foi subsecretária do Tesouro (cargo equivalente na Europa a vice-ministra das Finanças), entre 2010 e 2014, cargos estes para os quais foi aprovada no Senado, por unanimidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Escolha de Biden para vice da Fed desiste da nomeação
{{ noCommentsLabel }}