Direto Rússia quer gás pago em rublos. Alemanha responde que seria uma violação de contrato
Vladimir Putin defende que o gás russo deve ser pago em rublos por países hostis, como os europeus. A proposta foi discutida na UE, mas Berlim já respondeu que seria quebrar os contratos atuais.
Sem acordo europeu para banir a compra de petróleo russo, Vladimir Putin veio a terreno defender que o gás russo deve ser pago em rublos por países “não amigos” como os europeus. A Alemanha foi uma das primeiras a responder que essa proposta representaria uma violação dos contratos.
O Presidente ucraniano acusou a Rússia de ter capturado um comboio humanitário e a água é a “nova” armada contra os civis, através do seu racionamento. Apesar dos apelos para que o conflito cesse e seja dado lugar à via diplomática, tudo aponta para que a guerra seja longa. Os mercados acusam a incerteza e esta manhã o Brent do Mar do Norte já estava novamente a negociar nos 116 dólares por barril, denotando grande volatilidade.
As forças russas já estão dentro de Mariupol, mas as forças ucranianas tentam travar os avanços inimigos no porto a sul de Mariupol e em Chernihiv para impedir que a Rússia avance sobre Kyiv.
No 28.º dia de guerra, Joe Biden partiu para Bruxelas para a reunião com os líderes europeus para decidir novas sanções contra a Rússia, mas também para a reunião da NATO, que se realiza quinta-feira e que vai contar com a participação virtual de Volodymyr Zelenksky.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia quer gás pago em rublos. Alemanha responde que seria uma violação de contrato
{{ noCommentsLabel }}