E vão 5. Software da Eticadata integra grupo Primavera

Fundo britânico volta às compras em Portugal, onde passa a deter cinco empresas de software de gestão empresarial. Empresa de Braga emprega 50 pessoas e tem clientes em África e na América Latina.

Duas semanas depois da aquisição da Cloudware, criadora do TOConline usado por 12 mil contabilistas e 145 mil empresas nacionais, o fundo de investimento britânico Oakley Capital anuncia a compra da totalidade do capital da Eticadata, que passa também a integrar o grupo Primavera na área das tecnologias de informação (TI).

Fundada em 1990 e sediada em Braga, a Eticadata emprega 50 pessoas e conta com mais de 50 mil utilizadores, distribuídos por diversas áreas de negócio em Portugal, nos PALOP e em alguns países da América Latina. O “valioso” canal de parceiros é constituído por mais de 200 empresas especializadas e autorizadas a representar os seus produtos.

“A associação ao Grupo Primavera e a dimensão da Oakley Capital permitirão criar sinergias, que seguramente colocarão a Eticadata noutro patamar. A inovação sempre fez parte do nosso ADN em todos os processos funcionais e produtivos, e sermos uma das empresas de referência é o melhor reconhecimento dos 32 anos de trabalho e dedicação ao desenvolvimento de práticas de inovação e qualidade no setor das TI”, frisa numa nota de imprensa o CEO, José Gonçalves.

A associação ao Grupo Primavera e a dimensão da Oakley Capital permitirão criar sinergias, que seguramente colocarão a Eticadata noutro patamar.

José Gonçalves

CEO da Eticadata

Foi há menos de um ano que a sociedade de capital de risco — tem mais de 4 mil milhões de euros ativos sob gestão e aposta sobretudo nos setores do consumo, educação e tecnologia — comprou a bracarense Primavera BSS, que juntou em junho de 2021 a várias empresas espanholas para formar aquele que diz ser “o maior grupo ibérico de software empresarial”.

Com a compra da Eticadata, o grupo Primavera, como passou a ser designado e em que a Oakley Capital detém uma participação maioritária, é agora composto por um total de 12 empresas, como as portuguesas Primavera BSS, Valuekeep, YET, Cloudware e Eticadata; ou as espanholas Ekon, Contasimple, Diez Software ou Club del Asesor. Liderado por Santiago Solanas, soma uma equipa com mais de 800 colaboradores e um volume de negócios agregado de 75 milhões de euros.

Apresentando a Eticadata como “um dos líderes históricos no mercado português”, Santiago Solanas acredita que “esta é uma transação que será altamente benéfica para o Grupo Primavera, na medida em que irá contribuir para acelerar o ritmo de desenvolvimento de tecnologia dentro do grupo e fortalecer a presença nos mercados português, africano e na América Latina, onde a marca tem grande projeção, particularmente na Colômbia e no Chile”.

“Contamos com a equipa de gestão atual para a criação de uma grande plataforma, líder de mercado independente em software e serviços de gestão para os trabalhadores independentes, pequenas e médias empresas e escritórios de contabilidade na Península Ibérica”, concluiu o presidente do grupo Primavera, que soma agora mais de 500 parceiros de negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão 5. Software da Eticadata integra grupo Primavera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião