Custos da construção disparam 14,3% em abril

Os custos da construção continuam a subir e estão quase 15% mais altos do que há um ano. Em abril, os materiais ficaram 20% mais caros e a mão-de-obra aumentou 6%.

Construir uma casa é cada vez mais caro, sobretudo devido ao preço dos materiais — nomeadamente aços, produtos cerâmicos, gasóleo e madeiras e derivados –, que disparou mais de 20% em abril. A pesar na fatura final está também o custo com a mão-de-obra, que subiu 5,8%. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em abril, os custos da construção aumentaram 14,3%, em linha com os salários do setor.

Os custos da construção de nova habitação continuam a subir e, em abril, aumentaram 14,3% em termos homólogos, acelerando 2,7 pontos percentuais (p.p.) face a março, diz o INE. Tal como tem acontecido nos últimos meses, este desempenho deve-se, sobretudo, a dois fatores: subida do preço dos materiais e à subida do custo da mão-de-obra.

Os preços dos materiais (com um peso de 11,9 p.p. no cálculo) aumentaram 20,5% (acima da subida de 15,3% em março). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os aços, os produtos cerâmicos, o gasóleo e madeiras e derivados de madeira, todos com crescimentos homólogos acima dos 60%. O gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos acima dos 30%.

Evolução do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova. Fonte: INE

Por sua vez, o custo da mão-de-obra aumentou 5,8% em abril, abaixo do crescimento de 6,4% observado em março.

Numa análise em cadeia, a taxa de variação mensal do ICCHN foi 3,3% em abril, enquanto o custo dos materiais aumentou 5,4% e custo da mão-de-obra subiu 0,2%, de acordo com os dados do INE.

(Notícia atualizada às 11h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos da construção disparam 14,3% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião