Direto Exército ucraniano recebeu ordens para retirar de Severodonetsk

Ministro alemão da Economia alerta para risco de algumas empresas terem de fechar por falta de gás. EUA anunciaram que vão dar mais 450 milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia.

As forças ucranianas receberam ordens para retirar de Severodonetsk, no leste do país, palco de combates com o exército russo, anunciou esta sexta-feira o governador regional.

A tomada de Severodonetsk é uma etapa crucial no plano de conquista russa da bacia industrial de Donbass, parte da qual está nas mãos dos separatistas pró-russos desde 2014. “As forças armadas ucranianas vão ter de se retirar de Severodonetsk. Receberam a ordem”, declarou o governador de Lugansk, Serguei Gaidai, na plataforma de mensagens Telegram. “Já não faz sentido manter posições que foram constantemente bombardeadas nos últimos meses”, acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram que vão dar mais 450 milhões de dólares (cerca de 427 milhões de euros) em ajuda militar para a Ucrânia resistir à invasão russa, sendo que o novo pacote de assistência vai incluir uma entrega adicional de foguetes avançados.

Nos mercados o brent é marcado por alguma volatilidade, o ouro e o cobre seguem em baixa devido ao arrefecimento da atividade económica norte-americana com a incerteza do lado da oferta de matéria-prima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exército ucraniano recebeu ordens para retirar de Severodonetsk

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião