Rio e Montenegro entram juntos no congresso do PSD
O 40º congresso do PSD que vai servir para mudar a liderança do partido decorrerá até domingo.
O ainda presidente do PSD, Rui Rio, e o líder eleito, Luís Montenegro, entraram juntos na sala do Pavilhão Rosa Mota, no Porto, no momento que marcou o arranque do 40.º Congresso do PSD. “Vamos receber com um enorme aplauso Rui Rio e Luís Montenegro”, apelou o ‘speaker’ do Congresso, a anunciar a entrada do presidente e do seu sucessor.
O momento decorreu ao som do hino do partido, “Paz, pão, povo e liberdade”, e com os delegados presentes a aplaudir de pé. Montenegro ergueu os dedos num “V” de vitória, antes de abraçar a militante número dois Conceição Monteiro.
Os trabalhos começaram cerca das 21h54, com quase uma hora de atraso em relação ao inicialmente previsto.
Como habitualmente, é a cor laranja que domina o cenário – embora tanto Rio como Montenegro tivessem escolhido o azul para a cor das gravatas – com o busto do fundador Francisco Sá Carneiro junto às bandeiras.
O ‘slogan’ “Portugal em primeiro” está em grande destaque no ecrã e a palavra “social-democracia” lê-se nas duas mesas do palco.
O 40.º Congresso do PSD, a consagração de Luís Montenegro como presidente do partido, decorre até domingo no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, mas inicialmente esteve marcado para o Coliseu da mesma cidade, tendo mudado de local devido às melhores condições do novo espaço que, entretanto, ficou disponível.
Quase 30 anos depois, o PSD volta assim aos congressos no Pavilhão Rosa Mota, mas numa situação bem diferente de 1992, quando Cavaco Silva governava o país com maioria absoluta.
Agora, é o PS que detém a maioria absoluta desde as eleições de 30 de janeiro e o PSD está longe do poder desde 2015.
Neste Congresso, estão inscritos 935 delegados, 203 participantes, e 1.033 observadores, de acordo com dados da secretaria-geral do PSD.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rio e Montenegro entram juntos no congresso do PSD
{{ noCommentsLabel }}