Proteção Civil envia SMS a alertar para “risco extremo” de incêndio

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Julho 2022

Com o país sob situação de contingência, devido ao aumento do risco de incêndios, a Proteção Civil está a enviar uma SMS à população a alertar para o não uso de fogo em espaços rurais/florestais.

No dia em que Portugal entra em situação de contingência devido às previsões meteorológicas e ao perigo de incêndios, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a emitir um aviso por SMS à população de Portugal Continental para informar os cidadãos acerca do “risco extremo” de incêndios rurais. A mensagem escrita tem também o objetivo de sensibilizar para não se usar fogo em espaços florestais e seguir as recomendações das autoridades.

Numa nota publicada esta segunda-feira no seu site, a Proteção Civil declara que o aviso por SMS está a ser enviado à população “na sequência da decisão do Centro de Coordenação Operacional Nacional de elevar para o nível vermelho o estado de alerta especial para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais“, o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro.

“O recurso a este sistema de aviso está previsto no Decreto-Lei n.º 2/2019, de 11 de janeiro, o qual instituiu o Sistema Nacional de Monitorização e Comunicação de Risco, de Alerta Especial e de Aviso à População”, refere ainda a publicação.

A mensagem de aviso, emitida com o remetente AvisoPROCIV, inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246) e ao site www.prociv.pt, através dos quais os cidadãos poderão esclarecer eventuais dúvidas.

Segundo uma nota do Ministério da Administração Interna (MAI), a declaração de situação de contingência deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas poderá “ser prolongada caso seja necessário” e “não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil envia SMS a alertar para “risco extremo” de incêndio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião