Presidente italiano dissolve parlamento. Eleições marcadas para 25 de setembro
Presidente italiano anunciou a dissolução do parlamento, horas após a nova demissão de Mario Draghi. Eleições antecipadas marcadas para 25 de setembro.
O presidente da república italiana, Sergio Mattarella, anunciou esta quinta-feira a dissolução do parlamento, depois de Mario Draghi ter voltado a demitir-se. As eleições antecipadas em Itália estão marcadas para 25 de setembro.
O primeiro-ministro vai agora liderar um governo de gestão até à realização de novas eleições em Itália – será a segunda vez em quatro anos que tal acontece. Em discurso, Sergio Mattarella admitiu esta quinta-feira que “a dissolução da câmara parlamentar é sempre a última escolha”, mas esclareceu ter tomado esta decisão pois a falta de apoio de Draghi denota a impossibilidade de formar novo Governo com uma maioria.
A decisão surge após Mario Draghi renunciar novamente ao cargo de primeiro-ministro, esta manhã, mesmo que tenha sobrevivido a uma nova moção de confiança no dia anterior. Na segunda moção de confiança apresentada esta quarta-feira, a votação foi boicotada pelo partido populista Movimento 5 Estrelas (M5S), o partido de extrema-direita Liga, e o Forza Italia sob liderança de Silvio Berlusconi – partido que faziam parte da coligação governamental.
Na votação que contou com a presença de apenas 133 dos 315 senadores, o M5S optou por não participar na votação embora tenha permanecido na câmara, de modo a evitar a falta de quórum. Mario Draghi contou com 95 votos a favor, e 38 contra.
“O período pelo qual estamos a passar não permite pausas na ação necessária [do Governo] para combater a crise económica e social, e a inflação crescente“, disse o presidente italiano a partir do Palácio Quirinal, em Roma. Sergio Mattarella rejeitou na semana passada a primeira demissão do primeiro-ministro, após outro boicote do partido Movimento 5 Estrelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente italiano dissolve parlamento. Eleições marcadas para 25 de setembro
{{ noCommentsLabel }}