Presidente da Argentina propõe que Mercosul negoceie acordo comercial com China
Após desenvolvimentos anunciados pelo presidente uruguaio sobre as negociações comerciais do país com a China, Alberto Fernandez propõe uma inédita negociação por parte de todo o bloco sul-americano.
O presidente argentino, Alberto Fernandez, propôs pela primeira vez, na quinta-feira, que o bloco económico sul-americano, o Mercosul, analise em conjunto um eventual acordo de comércio livre com a China.
A proposta de Fernandez parte da constatação do estado avançado das negociações avançadas entre o Uruguai e a China. “Porque não lançar em conjunto o acordo com a China, porque não avaliá-lo em conjunto? O acordo seria muito mais forte desta maneira”, declarou Fernandez, aludindo aos desenvolvimentos anunciados recentemente pelo presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, sobre as negociações comerciais do seu país com a China.
O Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, reuniu na quinta-feira a sua cimeira de chefes de Estado em Asuncion, mas sem a presença do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
A regra impõe que as negociações comerciais se façam a nível do bloco e não individualmente, exceto se todos os membros concordarem. Ora, o Uruguai, perante a falta de progresso na ratificação do tratado concluído entre o Mercosul e a União Europeia, decidiu recentemente procurar um acordo comercial com a China.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da Argentina propõe que Mercosul negoceie acordo comercial com China
{{ noCommentsLabel }}