Chanceler da Alemanha apela à construção de gasoduto de Portugal para Europa Central
"Este gasoduto iria aliviar massivamente a situação atual do abastecimento", assinalou o chefe do Governo alemão, que pretende libertar a Europa da dependência energética da Rússia.
O chanceler alemão, Olaf Scholz insistiu esta quinta-feira na construção de um gasoduto em Portugal e Espanha, para ligar a Península Ibérica à Europa central, através de França, a fim de libertar a Europa da dependência energética da Rússia.
“Este gasoduto iria aliviar massivamente a situação atual do abastecimento”, assinalou o chefe do Governo alemão durante uma conferência de imprensa em Berlim, segundo declarações citadas pela Reuters.
Esta questão terá sido abordada em conversações com os líderes de Espanha, Portugal, França e a Comissão Europeia em Bruxelas. Na mesma ocasião, Olaf Scholz fez também um forte apelo para que se crie um projeto desta dimensão.
Sobre estas declarações, o Governo português recordou que “as interligações são uma grande prioridade estratégica nacional. É uma questão que tem sido colocada no centro das prioridades do Governo”, referiu o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, após a reunião desta quinta-feira.
Alemanha prepara medidas para lidar com inflação
Na mesma sessão, o líder alemão prometeu um novo pacote de medidas para aliviar os impostos, tendo em conta a forte subida dos preços e das faturas da energia após a pandemia e a invasão da Ucrânia pela Rússia. Apesar disso, está assegurado o controlo da dívida pública do país.
Olaf Scholz disse ainda que a Alemanha enfrentará a crise energética em solidariedade com a União Europeia. Sobre a proposta para limitar o preço do petróleo russo, aprovada na última cimeira do G7, o chefe do Governo alemão assinalou que precisaria do apoio de outros países para haver avanços.
(Notícia atualizada às 13h33 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chanceler da Alemanha apela à construção de gasoduto de Portugal para Europa Central
{{ noCommentsLabel }}