Liz Truss deverá ser nomeada primeira-ministra do Reino Unido esta segunda-feira
Liz Truss deverá ser nomeada primeira-ministra do Reino Unido esta segunda-feira, num período em que a inflação no país atingiu os 10,1% em julho.
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Elizabeth Truss, deverá ser nomeada para a sucessão de Boris Johnson enquanto líder do Partido Conservador e, por inerência, a nova primeira-ministra do Reino Unido, esta segunda-feira, avança a Reuters. Na próxima terça-feira, o vencedor das eleições gerais irá dirigir-se à Escócia para se encontrar com a rainha Elizabeth, que irá pedir ao novo líder para formar Governo.
A nomeação surge num período do Reino Unido marcado por uma crise do custo de vida, agitação na indústria, e recessão. Os resultados das eleições no Partido Conservador serão conhecidos às 12:30 em Lisboa. Liz Truss concorre contra o antigo ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, após Boris Johnson ser forçado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro, em julho.
A nomeação fará do vencedor o quarto primeiro-ministro dos conservadores desde 2015, sendo que atualmente o Reino Unido atravessa um período onde a inflação atingiu os 10,1% em julho. Liz Truss prometeu agir rapidamente contra o aumento do custo de vida e avançou que no espaço de uma semana irá apresentar um plano de apoio face ao aumento das contas de eletricidade, bem como assegurar o futuro abastecimento energético.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liz Truss deverá ser nomeada primeira-ministra do Reino Unido esta segunda-feira
{{ noCommentsLabel }}