BRANDS' ECO Sabe como proteger a sua casa?

  • BRANDS' TRABALHO
  • 6 Setembro 2022

Há vários hábitos que se podem adotar para garantir a segurança das casas e negócios. Instalar um alarme é uma das opções, e já há soluções mais em conta e personalizadas às necessidades de cada um.

São cada vez mais os portugueses que procuram soluções para garantir que as suas casas e/ou os seus negócios ficam seguros, mesmo quando se ausentam. Seja para ir trabalhar, seja para ir passar uns dias com a família ou até mesmo para ir de férias, os portugueses querem ter a certeza que deixam estes locais protegidos enquanto estão fora e têm optado por soluções de segurança mais tecnológicas para o efeito.

Luís Costa, diretor da NOS Alarmes, afirma que o mercado de segurança em Portugal tem sido marcado por um “grau limitado de inovação dos operadores tradicionais”, em contraste com a evolução das necessidades dos clientes. “Temos notado, de forma crescente, uma procura por soluções tecnologicamente mais avançadas — soluções mais integradas de segurança, vídeo e automação“, disse.

Além das soluções mais modernas, há ainda algumas dicas que, mesmo que antigas, podem ser úteis, quando se ausenta, e que, quando aliadas a sistemas mais tecnológicos, formam a parceria ideal. Abaixo, o ECO reuniu quatro dicas de segurança — das mais antigas às mais recentes.

  1. Trancar todas as portas e janelas

    É importante que, antes de deixar a casa ou o local de negócio vazio, se certifique de que todas as portas e janelas estão trancadas. Apesar de parecer um passo óbvio, a verdade é que, muitas vezes, com a correria do dia a dia e as saídas à pressa, pode nem haver tempo de confirmar se tudo ficou devidamente fechado e trancado antes de sair. Mas é verdadeiramente importante confirmar este passo antes de sair destes locais.

  2. Manter alguma luz de presença ligada

    Para não parecer que a casa está desocupada, é importante passar a ideia de que alguém está dentro dela. Como? Uma dica é usar lanternas a pilhas (muito utilizadas para campismo) num dos cómodos principais da casa, de forma que se possa ver luz do lado de fora quando anoitecer. Desta forma, a fatura de eletricidade não irá aumentar (porque se usa uma opção a pilhas), e, ao mesmo tempo, essa luz vai fazer parecer que há gente em casa.

  3. Informar a vizinhança sobre a ausência

    Esta é uma dica muito valiosa, principalmente nos casos em que o tempo fora será maior (fins de semana ou férias). Quando uma casa é assaltada, quase sempre são os vizinhos que avisam os moradores, ou porque ouviram barulhos estranhos ou porque perceberam movimentos que não são habituais na casa. Para evitar que o aviso só chegue quando o assalto já está a acontecer, avise os vizinhos que vai estar ausente para que fiquem mais atentos.

  4. Instalar um alarme de segurança

    Uma opção mais moderna e bastante eficiente é a instalação de um alarme de segurança. Desta forma, além de se poder usar as dicas anteriores, é também possível ter-se um maior controlo daquilo que acontece nas casas quando ninguém lá está. Hoje em dia, já existem várias opções de alarmes, algumas delas com câmaras que permitem aos utilizadores verem, em tempo real, todos os cómodos da casa.

Reforçar a segurança através da tecnologia

Tendo em conta o vasto número de opções disponíveis no mercado, a escolha de um alarme deve ser feita com consciência das necessidades de cada pessoa e local. A pensar nisso, a NOS desenvolveu uma solução de alarme diferente, que junta a vigilância da Central de Alarmes da Securitas com o lado mais tecnológico da NOS.

“Esta é uma solução que possibilita às famílias e aos negócios adquirirem um sistema de segurança topo de gama, com uma proposta de valor inovadora e disruptiva e com a melhor experiência de utilização do mercado. A parceria com a Securitas Portugal, empresa do Grupo Securitas AB, líder mundial do setor da segurança privada, permite-nos aliar a monitorização profissional da Central de Alarmes da Securitas com a tecnologia de última geração da NOS, construindo um produto ímpar face às soluções existentes no mercado”, explica Luís Costa.

Trata-se de um alarme inteligente que, de acordo com o responsável da NOS, “não requer qualquer investimento inicial na aquisição dos equipamentos” e acaba por ser uma opção totalmente diferente das que já existem no mercado.O processo de construção do produto teve por base a relevância de conciliar a mais avançada central de monitorização da Securitas Portugal com equipamentos e plataformas topo de gama. O Alarme Inteligente não é apenas a melhor solução de segurança, simples, resiliente e segura, como também é uma ferramenta para a gestão do dia a dia das famílias e pequenos negócios, completamente adequada às suas rotinas e necessidades.

Através de um ecrã tátil, os clientes podem personalizar o tipo de notificações que recebem, como por exemplo lembretes para armar o sistema com base na sua geolocalização, para que nunca se esqueçam de o fazer quando saem de casa, e ainda podem configurar permissões dos utilizadores a determinados horários e dias.

A NOS aliou-se à Securitas Portugal para criar um alarme inteligente. Trata-se de uma solução de segurança, simples, resiliente e segura, que é também uma ferramenta para a gestão do dia a dia das famílias e pequenos negócios, adequada às suas rotinas e necessidades.

“O Alarme Inteligente inclui, ainda, o acesso à App NOS Securitas e ao portal Web, através dos quais é possível controlar o sistema através de um tablet ou smartphone, em qualquer sítio, a qualquer hora. O cliente pode verificar o estado do seu alarme, armar ou desarmar em qualquer um dos modos disponíveis, ver a imagem em direto da sua casa ou criar e gerir utilizadores do mesmo em qualquer altura“, acrescenta o diretor da NOS Alarmes.

A oferta core da NOS está estruturada em três níveis — apartamento, rés-do-chão e moradia —, que podem ser complementados e ajustados à medida das necessidades dos clientes com a contratação de outros equipamentos, como câmara de vídeo com recurso a analítica para uma gestão mais inteligente e conectada das suas casas e negócios, detetores de fumo e inundação, e botão de pânico.

Apesar de outros alarmes disponíveis no mercado também disponibilizarem câmaras de vídeo, a verdade é que nestes casos a câmara fica assente numa ligação wi-fi sem monitorização, enquanto no alarme da NOS, as câmaras de vídeo estão integradas na mesma plataforma do sistema de segurança, o que traz mais conveniência aos clientes, como controlo total remoto e alertas personalizados.

Luís Costa acrescenta, ainda, que um dos principais objetivos da NOS ao investir no desenvolvimento desta área de negócio é contribuir para casas e negócios cada vez mais conectados, em linha com o propósito da empresa, além de responder às necessidades de cada cliente. “A superioridade tecnológica e a simplicidade de utilização do Alarme Inteligente são características fortemente destacadas pelos clientes e a inexistência de investimento inicial na aquisição dos equipamentos tem sido altamente valorizada”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe como proteger a sua casa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião