Volkswagen confirma IPO da Porsche nas próximas semanas
Grupo Volkswagen quer dispersar 12,5% da Porsche em bolsa, sendo que o valor arrecadado será usado para financiar a transição energética da fabricante e a construção de fábricas de baterias.
A Volkswagen confirmou que se prepara para lançar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) de parte da sua marca desportiva Porsche, noticiou esta terça-feira o Financial Times. A operação pode ser realizada dentro de semanas, no final do mês ou no início de outubro, estando condicionada a “novos desenvolvimentos no mercado de capitais”.
A vai dispersar 12,5% do capital Porsche, sendo que a Qatar Investment Authority, um dos maiores acionistas do grupo, já demonstrou “forte interesse” em adquirir quase 2,5% deste valor. As famílias Porsche-Piëch, acionistas de referência, comprarão mais 12,5% da marca desportiva, pagando um prémio de 7,5%, refere o jornal britânico.
Segundo o administrador financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz, o IPO vai ajudar a empresa a fazer um “investimento significativo” em tecnologias necessárias à sua transição energética para veículos elétricos. Analistas citados pelo Financial Times estimam que a Porsche, a marca mais lucrativa do grupo, possa ficar avaliada entre 60 mil milhões e 85 mil milhões de euros. As ações não conferem direitos de voto.
Caso o IPO tenha sucesso, a Volkswagen já avançou que irá convocar uma assembleia geral extraordinária para dezembro, na qual vai propor usar metade do valor angariado para distribuir um dividendo único. A fabricante também já avançou que irá distribuir um bónus único de dois mil euros a cerca de 130 mil funcionários alemães. O valor restante que venha a ser angariado será, provavelmente, usado para financiar a construção de fábricas de baterias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Volkswagen confirma IPO da Porsche nas próximas semanas
{{ noCommentsLabel }}