Galp paga dividendo intercalar a 20 de setembro

  • ECO
  • 9 Setembro 2022

A petrolífera adiantou que a partir de 20 de setembro irá pagar o dividendo intercalar de 26 cêntimos, anunciado depois de conhecidos os resultados do semestre.

Os acionistas da Galp Energia vão receber um dividendo intercalar de 26 cêntimos por ação a partir de 20 de setembro. A empresa já tinha anunciado esta remuneração acionista na apresentação dos lucros em fevereiro.

“O conselho de administração da Galp Energia, SGPS, SA, decidiu distribuir um dividendo intercalar por conta dos lucros de 2022, um valor fixado em €0,26 por ação”, indica a Galp em comunicado ao mercado. Depois de deduzidos os impostos, o dividendo líquido baixa para 19,5 cêntimos no caso de IRC (25%) ou 18,72 euros por ação no caso de IRS (28%).

Os dividendos, acrescenta a nota, serão pagos através da Central de Valores Mobiliários, com o agente de pagamento a ser o Banco Santander.

A Galp Energia registou um lucro de 420 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, à boleia das “condições de mercado favoráveis”, sobretudo, devido ao aumento dos preços do petróleo e ao negócio de refinação. No segundo trimestre, que coincidiu com a guerra na Ucrânia, as margens e refinação subiram para 22,3 dólares por barril.

Mas foi em fevereiro, quando apresentou os lucros de 2021 (457 milhões), que a empresa liderada por Andy Brown tinha proposto um dividendo de 52 cêntimos que seria feito através de um pagamento intercalar de 26 cêntimos por ação em setembro de 2022, sendo o montante restante pago após a aprovação do dividendo em 2023 pela assembleia geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp paga dividendo intercalar a 20 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião