MNE considera que banco europeu para investimentos no hidrogénio é “uma excelente ideia”
João Gomes Cravinho considerou “uma excelente ideia” para a autonomia energética a criação de um banco europeu para projetos de hidrogénio anunciada pela Comissão Europeia.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, considerou hoje “uma excelente ideia” para a autonomia energética a criação de um banco europeu para projetos de hidrogénio anunciada pela Comissão Europeia, o que reforça a necessidade de interconexões.
Referindo-se ao anúncio feito no Parlamento Europeu pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, Cravinho disse que “parece uma excelente ideia e que aponta claramente para uma autonomia europeia” na área da energia.
O desenvolvimento desses projetos “por sua vez implica interconexões para que seja possível falar de uma Europa unida em matéria de energética e em matéria de distribuição de hidrogénio”, lembrou ainda o chefe da diplomacia portuguesa, que falava no final de reunião ministerial entre Portugal e Espanha no formato 2+2, dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje a criação de um banco europeu na União Europeia (UE) para fomentar investimentos em projetos de hidrogénio, orçado em três mil milhões de euros.
Intervindo no seu terceiro discurso sobre o Estado da União, na sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo, a líder do executivo comunitário argumentou que “o hidrogénio pode mudar completamente a inovação na Europa”, razão pela qual é necessário “passar de um mercado de nicho para um mercado de massas para o hidrogénio”.
O ministro do Negócios Estrangeiros português disse que “a questão energética é uma questão fundamental e, portanto, foi uma parte da conversa” dos ministros portugueses com os seus homólogos de Espanha.
A questão das conexões energéticas da Península Ibérica com França e o resto da Europa foi abordada, com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, a insistindo na necessidade de completar as ligações entre Espanha e França e sublinhando que com isto a Península Ibérica, que tem menos problemas de abastecimento, “está a ser solidária” com países mais dependentes.
“As propostas que Portugal e Espanha têm defendido estão a ganhar terreno”, disse ainda o ministro português, com o seu homologo espanhol a completar que “são propostas construtivas” para enfrentar a chantagem da Rússia de cortar o abastecimento energético à Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
MNE considera que banco europeu para investimentos no hidrogénio é “uma excelente ideia”
{{ noCommentsLabel }}