Pedir aumento de salário é tabu? 70% dos trabalhadores não o faz
61% dos trabalhadores inquiridos em Alemanha, Espanha e Reino Unido evita negociar o salário de entrada numa nova função e quase 70% evita conversas para pedir aumentos salariais.
Sente que o seu desempenho merece ser recompensado com um aumento salarial mas hesita em falar com a sua chefia? Está prestes a abraçar um novo desafio profissional e sente-se stressado na hora de negociar a sua futura remuneração? Não está sozinho. Cerca de 70% dos trabalhadores europeus evita pedir aumentos e 60% considera fazer isso stressante, aponta um estudo da Pleo, junto a 6.000 trabalhadores europeus em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.
Falar de dinheiro e de salários ainda é um tema desconfortável para muitos colaboradores. “Quase 70% dos profissionais evita pedir aumentos salariais, sendo que fazê-lo é considerado stressante por 60% dos colaboradores, e negociar o salário no início de um cargo tem a mesma conotação para 55% dos inquiridos”, aponta um estudo feito pela fintech Pleo junto a trabalhadores europeus.
Os números do estudo apontam ainda que 61% dos trabalhadores inquiridos evita negociar o salário de entrada numa nova função e quase 70% evita conversas para pedir aumentos salariais. Mais de metade (52%) evita ainda enviar declarações de despesas, bem como discutir declarações de despesas entregues (55%).
O desconforto dos colaboradores com o tema ‘dinheiro no local de trabalho’ manifesta-se mesmo em situações em que há um atraso no pagamento da sua remuneração, com 45% a considerar stressante avisar a entidade empregadora que o salário atrasou. Mais de 56% dos colaboradores também encara como um momento de tensão pedir o pagamento antecipado do salário, revela o estudo da fintech que abriu operação em Portugal em julho.
Pedir a devolução do dinheiro emprestado ao colega para pagar alguma despesa causa tensão para 54% dos profissionais inquiridos, tanto que 63% acaba por evitar pedir.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedir aumento de salário é tabu? 70% dos trabalhadores não o faz
{{ noCommentsLabel }}